domingo, 29 de janeiro de 2017

A Compreensão (Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor) cap.164

Viver é uma responsabilidade, aquele que fecha os olhos da alma (consciência) tapando-a com a escuridão-ego, torna-se um agressor!

---------------------------------

Há vinte e cinco dias atrás iniciei uma reflexão sobre um tema que irei explicar em vídeos, pela internet. Dia após dia a minha compreensão se modificou e segue se modificando até hoje. Sinto que se aproxima o dia de concluir as reflexões e fazer as filmagens.

Tempos atrás iniciei reflexões sobre a oração do "Pai Nosso", pelo que me recordo fiquei mais de ano refletindo, o fazia todas as noites enquanto rezava, as orações eram uma prática de meditação. Em cada passagem eu buscava uma compreensão mais profunda. Talvez um dia escreva o resultado das minhas reflexões sobre esta oração.

Aprendi que a compreensão é elástica, mas na verdade isto é um fenômeno que todos vivemos, mesmo que não tenhamos plena consciência disto. Vocês se lembram de um trabalho de escola ou faculdade onde tiveram que ler e reler muitas e muitas vezes um texto, fazer resumos, sínteses, etc e no final alcançaram uma compreensão cada vez mais profunda do assunto?

Quanto mais trabalhamos um assunto, mais o compreendemos, a compreensão vai se expandindo por sua capacidade elástica, tudo o que é necessário é a continuidade, dia após dia.

Iniciei um trabalho de auto-conhecimento com um grupo aqui na região onde resido, no próximo encontro vou sugerir que sigam refletindo sobre o assunto tratado no último encontro para que no encontro seguinte possamos retomar o assunto e aprofundá-lo. Os assuntos que nos chegam ficam vibrando em nós, se soubermos alimentar esta semente, cultivá-la, ela cresce e cresce e a nossa compreensão dá frutos!

A prática da Meditação é semelhante, começamos trabalhando com uma técnica, por exemplo uma frase enigmática como as que sugeri, ou outras, e nos dias seguintes utilizamos a mesma frase ou técnica, com o passar do tempo vamos nos aprofundando nesta prática como se estivéssemos mergulhando cada vez mais fundo em um oceano de sabedoria dentro de nós. Dentro da mesma frase vamos descobrindo novos significados, novas perspectivas, novas compreensões.

Sugiro que experimentem.

No próximo capítulo vou fazer reflexões sobre os "Mantrans".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário