domingo, 8 de janeiro de 2017

Auto-observação psicológica ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.141

Pássaros ao Sol
São palavras mensageiras
De uma alma, rumo à luz
Que habita noutra alma  

Livres voam no horizonte
De um olhar acolhedor
Sua paz acalma o vale
Entre montes, coração!

---------------------------------

Se despertamos a consciência, esta consciência começa a preencher os momentos da nossa existência. Aos poucos vamos ficando mais conscientes dos nossos pensamentos, emoções e atitudes.

A divisão da atenção observando reflexivamente o mundo exterior, nosso corpo e a nossa alma é uma consequência natural do despertar. A esta atividade é dado o nome de "auto-observação psicológica".

Vemos nosso íntimo ao observarmos o exterior, pois o exterior reflete nossa alma. Ao mesmo tempo que estamos atentos as experiências físicas, vamos observando nossas ações  ou reações psicológicas diante do que estamos vendo. Assim vamos nos conhecendo.

Da observação descobrimos os problemas, egos, concertamos e colocamos as virtudes no lugar, e mantemos a atenção para não criarmos novos egos.

Nossa alma é como uma casa, passamos a viver em atenção e começamos a ver os problemas, as coisas fora de lugar, então começamos a nos disciplinar e a organizar. Descobrimos as causas da desordem e amadurecemos para não causar mais desordens. À medida que tudo vai ficando no lugar vamos realizando a manutenção, para que a casa não volte a cair na entropia, na desordem.

A consciência não é o pensamento, nem as emoções, ela é um silêncio interno, nela está a atenção pura. A consciência utiliza o centro mental e suas ferramentas para construir a lógica e realizar a reflexão, para depois desenvolver a compreensão e amadurecer.

No começo do trabalho para o despertar o que mais me prejudicou foi o fato de me identificar com os pensamentos e sentimentos, achava que a mente era a consciência. Mais a frente farei o possível para ajudar no desenvolvimento desta percepção de que a consciência não é o pensar nem o sentir, nem o corpo. Isto é muito importante!

Voltarei a publicar na próxima sexta, sábado e domingo e vou tratar da "Serenidade", "Relaxamento", "Meditação" e "Retrospectiva". Destes pontos em diante os capítulos serão uma sequência de exercícios.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário