sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Engrenagens da consciência ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.153

Ao receber uma flor
Coração
Naturalmente a sorrir
Gratidão

Ter coração a florir
Gratidão
É vivenciar a surgir
O Amor

---------------------------------

O nosso corpo é composto de órgãos, sistema muscular, sistema nervoso, sistema esquelético, os cinco sentidos, etc. Todas as partes se relacionam entre si.

Pela visão, audição, olfato, tato e paladar fazemos contato com o mundo, a consciência aciona o corpo por meio do cérebro e do coração (intuição), estes órgãos geram os comandos para o sistema nervoso e muscular que movem o corpo. O movimento é possível pela estrutura esquelética com suas articulações.

Vemos e pegamos os alimentos com as mãos, pela boca comemos, o estômago digere, produzimos o sangue que entra na corrente sanguínea, o coração o bombeia para todo o corpo, os rins filtram o sangue, a bexiga elimina as impurezas do sangue pela urina, etc.

Nosso corpo é um todo onde cada parte tem uma função e todas as partes estão relacionadas entre si, direta ou indiretamente.

Comparemos nossa consciência com o corpo, ela tem suas partes que são as virtudes. Cada virtude tem sua função e todas estão relacionadas entre si, direta ou indiretamente.

Vou dar como exemplo o ego da "gula". Quando vamos eliminando a gula seguimos despertando a virtude da "temperança". Dentro da temperança temos a "serenidade" no ato de fazer a refeição com tranquilidade, temos a "paciência" no ato de mastigar conscientemente, temos a "simplicidade" na reeducação alimentar, nossos alimentos vão se tornando mais simples, mais saudáveis, temos a "castidade" no sentido de estarmos controlando a sensação do prazer e a desfrutando harmoniosamente, transmutando os alimentos em anergia, nós e o alimento em comunhão, nos tornando um só corpo e produzindo novas energias em nosso interior, etc.  

Vejamos o exemplo do ego do "ciúmes". Quando vamos eliminando este ego vamos despertando a virtude do "desapego", junto desta virtude temos que trabalhar a virtude do "respeito ao livre arbítrio", a virtude da "tolerância" para com certas atividades que são importantes para o outro, mesmo que não sejam para nós, a virtude da "serenidade", a virtude da "paciência" quando aprendemos a esperar sem as fantasias desconfiadas do ciúmes, a virtude da humildade por estarmos eliminando o orgulho, aquele que não aceita se ver em uma situação de possível traição, etc.

Quando eliminamos um defeito psicológico temos que trabalhar ao mesmo tempo com uma série de outros defeitos relacionados, desta forma despertamos a virtude correspondente e uma série de outras virtudes que se relacionam entre si.

---------------------------------

Mais uma vez enfatizo a importância da virtude da "serenidade" para o trabalho do despertar e consequentemente a importância dos exercícios de relaxamento, pois educam nosso corpo, mente e centro emocional para serem veículos da virtude da serenidade.

Além da "serenidade" temos como muito importante a faculdade da "concentração", ela está presente em todas as virtudes, assim como a reflexão.

No próximo capítulo vou introduzir o assunto "Concentração".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário