domingo, 15 de janeiro de 2017

Continuando com o relaxamento ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.148

É triste viver uma realidade, criada por nós, onde é sensata a possibilidade do absurdo acontecer...

---------------------------------

Normalmente temos um dia com muitas horas de atividades, nestas condições vejo como muito importante criarmos momentos para pequenos relaxamentos e alongamentos.

Atualmente vivo condições privilegiadas, sou autônomo e organizo minha rotina, mas se não fosse iria criar condições para manter a minha saúde.

Se eu trabalhasse em um escritório poderia chegar mais cedo e antes de começar o expediente fazer uns oito minutos de alongamento e uns cinco minutos de relaxamento. Todas as vezes que fosse ao banheiro poderia fazer um minuto de relaxamento, no próprio banheiro, se não tivesse outra opção. No meu horário de almoço poderia reservar uns cinco minutos para fazer um relaxamento bem tranquilo. No período da tarde poderia voltar a relaxar nas idas ao banheiro. Ao sair do trabalho poderia me organizar para fazer uns cinco minutos de relaxamento antes de iniciar o trajeto de volta ao lar.

Compreendo que podemos nos organizar para incluir em nossas rotinas alguns momentos para observar a nossa condição postural, nossa musculatura e fazer pequenas inalações e exalações, suavemente. Se fizermos isto nas três refeições diárias já é uma prática muito interessante!

---------------------------------

Sugestão:

Sentados em uma cadeira, planta dos pés no chão, mãos sobre as coxas ou soltas ao longo do corpo, inalar suavemente contando um, exalar suavemente contando dois, ir até o seis. Somente isto.

Podem experimentar neste momento? Leva menos de um minuto!

Se estou sentado em um ônibus ou metrô posso fazer tranquilamente, discretamente, de modo que ninguém nem percebe. Não sugiro meditação para estes ambientes, apenas relaxamentos. A meditação a faço em um lugar seguro, geralmente meu quarto.

O corpo é um veículo, criar condições para este veículo ficar bem é um gesto de amor para com a Mãe natura, nosso corpo é parte da mãe natura, ela nos emprestou. Amor é muito mais do que palavras!

Compreendo que isto é um gesto de amor para com a nossa saúde física.

Ao fazermos estas práticas vamos descobrindo como o ego nos mantém escravos da agitação, o corpo se comporta como se estivesse viciado em estar ansioso. Aos poucos o corpo vai sendo reeducado para estar sereno. Isto é um exercício para o despertar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário