domingo, 27 de novembro de 2016

Concluindo com os ressentimentos ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.104

Viajando no trem da vida, da janela vejo o mar, no horizonte, mais além, lindo azul, brilho do Sol... Vou sentindo a refrescar, doce brisa da manhã!

---------------------------------

Preciso me sujar para aprender o valor da limpeza, preciso me aprisionar para aprender o valor da liberdade, preciso cair no ego para aprender o valor das virtudes. A vida é uma experiência maravilhosa, compreendo que alguns ainda não temos maturidade para aprender, outros estamos amadurecendo. Todos somos livres e temos o nosso tempo.

Sintetizando as reflexões sobre as circunstâncias que me levam a criar ressentimentos:

A vida é dual, me oferece o agradável e o desagradável, trabalhando a virtude da tolerância vivo em paz e não crio desarmonias dentro de mim, ressentimentos.

As pessoas que me tratam com desarmonia, por vezes o fazem por serem assim, seus atos não se relacionam comigo, agem assim com todos ao seu redor. Se houver necessidade de me proteger ajo com educação, do contrário silencio e não me revolto por dentro nem guardo mágoas desta pessoa por ela ser como é.

Por vezes algumas pessoas são causadoras de sofrimentos na minha vida, trabalho a virtude da resignação (ver capítulo correspondente). A revolta me tira a serenidade, sem a serenidade a consciência não se manifesta, não acesso a intuição, não encontro soluções, me afundo na arei movediça do ego-sofrimento. Trabalho para preservar a serenidade e o amor.

Disciplinas para diminuir a força dos egos e favorecer a ação da consciência:

Retirar do verbo as palavras debaixo calão (palavrões), enfraquecer os hábitos de criticar, ridicularizar, falar mal das pessoas, eliminar o hábito brigar, de criar discórdias, egos relacionados com a ira. Educar-se para ser harmonia, despertar a virtude da mansidão, assim avançamos no trabalho de não criar ressentimentos, aprendendo a viver de forma harmoniosa, aprendendo a pedir desculpas, aprendendo a quebrar as energias negativas com o verbo consciente, conversa. 

Estes defeitos acima citado são cúmplices dos egos que criam ressentimentos, eliminando os comparsas os egos dos ressentimentos vão se isolando, se enfraquecendo.

Como sempre comento, os assuntos são muito profundos, cada um de nós entramos nestes universos e por meio de reflexões, leituras, releituras, usando estas técnicas no dia a dia, vamos ampliando nossa compreensão. Estou apenas dando sugestões de disciplinas que uso no meu despertar.

---------------------------------

Na próxima sexta, sábado e domingo volto a escrever e publicar os capítulos, dando continuidade a este livro.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

facebook :  A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário