sábado, 12 de novembro de 2016

Traumas ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.79

O céu da alma é a consciência, azul que ilumina o Ser!

---------------------------------


Peguemos um texto com declarações negativas sobre crianças, afirmando que elas são irresponsáveis, mentirosas e muitas outras coisas ruins; entreguemos para uma criança ler por um ano, todos os dias. Esta criança será influenciada por este texto?

As vezes um acidente tem o poder, em um único momento, de criar um trauma para toda uma vida...

Criticas são destrutivas, comparações onde valorizamos os outros e diminuímos o comparado, o descaso, etc. Apelidos maldosos, intimidações se utilizando do ponto fraco alheio, etc.

Nossa sociedade se acostumou com o termo "crítica construtiva", compreendo que toda crítica é uma bomba, não faço crítica construtiva, faço reflexões, dou sugestões, convido para o diálogo. Me educo para sempre me expressar dizendo que é a minha forma de ver, oferecendo sugestão e procurando respeitar a posição da outra pessoa. Como ainda estou cheio de egos, vira e mexe tenho deslizes e vou me aprimorando, mas já consegui retirar de mim uma grande proporção dos egos das críticas.

Por traz da crítica está a "crença" de que estou com a razão, prepotência, arrogância, falta de posicionamento para considerar o ponto de vista alheio. Para que criticar se posso conversar? Para que a necessidade de competir, sobrepor a minha razão sobre a razão alheia? Sempre existe a possibilidade de a minha verdade estar incompleta por isto é sensato conversar serenamente, buscar um entendimento harmonioso.

A impaciência, intolerância, intransigência, aliados à ira, críticas, palavras de baixo calão, são egos marginais que já produziram muitos desastres psicológicos na humanidade e continuam fazendo isto. Muitos estamos repletos de ressentimentos e desejos de vingança, assim o compreendo.

Um trauma é um anjo mau que nos acompanha trabalhando para que fracassemos na vida. Fobias sociais, timidez, medo, insegurança, ansiedade, etc.

Reflexões profundas sobre estes egos são um gesto de amor para conosco e para com as pessoas ao redor, para nos libertarmos destas inconsciências desumanas.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário