sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Pronomes de Tratamento ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.87

Se o mato é o ego, se a Rosa é a alma, o jardineiro é a consciência e o seu verbo é a espada que corta o mato sem ferir a flor!

---------------------------------

Digamos que a mais elevada hierarquia seja Krishna, ou Buda, ou Cristo, ou outra divindade, então eu trato todos os demais seres com o mesmo respeito que dou a estas hierarquias. Uma formiga, um bandido, um peixe, todos os seres estão cumprindo com a sua missão e são partículas dentro da criação, ninguém está fora, todos tem sua importância.

De um tempo para cá pude perceber muitas inconsciências relacionadas aos pronomes de tratamento e como elas alimentam e criam egos vaidosos, orgulhosos, prepotentes, autoritários, etc. 

Atualmente o único tratamento diferenciado que dou é "Senhora" ou "Senhor", seja quem for a pessoa e seu título dentro da sociedade. Se alguém me exigir ser tratado como "Doutor", "Santidade" ou outro tipo de tratamento, não terá problema, falarei educadamente: sim, o farei, entretanto peço-lhe que faça o mesmo comigo, me trate da mesma forma!

Se alguém sente a necessidade de ser tratado com um título eu não me oponho, respeito, desde que esta pessoa me respeite e me trate com o mesmo título. Todos somos irmãos, nem melhores, nem piores, apenas vivendo posições hierárquicas diferentes em diferentes situações. Se uma pessoa é médica seu título é importante no seu contra-cheque, não tem nada haver com os demais.

Se um bandido apontar uma arma na minha cabeça e ordenar que eu o trate como Deus, não tem problema, aqui temos uma excessão, eu o trato como Deus! Rsrsrsrsrs Não sou tolo! Rsrsrsrsrs

Muitas pessoas desenvolveram um orgulho por conta de receberem um tratamento diferenciado, e passaram a se achar superiores, e por conta de suas posições submeteram e humilharam muitos seres. Todos somos apenas seres divinos, maravilhosos, nem melhores, nem piores que os outros.

É muito comum encontrarmos médicos, advogados, juiz, etc, se achando superiores aos demais e por conta desta ilusão dando um tratamento inconsciente.

Peço para as pessoas me tratarem por "você", muitos me dizem: eu o chamo de "Senhor" por respeito. Nestes casos eu digo: se me respeita então me chame de "você"! Isto é respeitar a minha vontade.

Na verdade não me tratam de "Senhor" por respeito e sim por hábito, ego. Como disse, se houvesse respeito iriam respeitar minha vontade e me chamariam de você.

Quando não conseguem me respeitar eu compreendo e respeito a limitação que estas pessoas tem. Neste caso, este pequeno desrespeito por me chamarem de "Sr." não me faz tão mal assim! Rsrsrsrs

---------------------------------

As formas de tratamento produzem um efeito psicológico de colocar o dono do título como sendo superior ou inferior, dependendo da profissão, por exemplo o Médico, o Agente Sanitário (antes chamado popularmente de lixeiro), e aquele que dá o tratamento pode sofrer o efeito invisível de se achar superior ou inferior, dependendo da situação. Isto tudo são fantasias, alimentam os egos, geram preconceitos, discriminações. 

No próximo capítulo, amanhã, falarei sobre o termo "Mestre".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário