domingo, 13 de novembro de 2016

Sutilezas do desrespeito ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.83

Sou o caminho, sou o caminhar, sou o tempo, sou o destino, sou o devoto, sou a criatura e o criador!

---------------------------------

Aos poucos vou observando em mim muitos egos, sutis, desrespeitando o livre arbítrio alheio. O relacionamento com meus filhos é minha principal escola, eles são meus grandes professores, me educam para o respeito.

Sutilmente descobri artimanhas para fazer pressão psicológica no sentido de induzir o outro a agir conforme o meu "desejo", cada um pode refletir e compreender o que estou falando. As chantagens são uma destas artimanhas.

Expressões ou posturas autoritárias intimidando os outros seres.

Ditar verdades como se fôssemos o senhor das razões.

---------------------------------

Ao mesmo tempo que observo e reflito sobre estes comportamentos, egos, vou trabalhando para eliminá-los de mim, substituindo-os por virtudes.

Trabalhando o respeito ao livre arbítrio comecei a me aproximar das virtudes "simplicidade", "humildade", "gentileza", "empatia".

Com muita frequência tenho várias oportunidades para exercitar o "por favor", "bem, compreendo desta forma, mas respeito quem veja diferente", "sugiro isto...", etc.

A gentileza é uma virtude maravilhosa que vai surgindo em flor no jardim da alma quando vamos tirando as ervas daninhas do "desrespeito ao livre arbítrio".

Nos capítulos deste livro deixo um material para ser aprofundado por cada um, com a reflexão, se eu fosse detalhar ficaria complicado pra mim. Imaginem, estou procurando ser objetivo e já estou no capítulo 83, aonde estaria se estivesse detalhando minuciosamente os assuntos?

Sugiro leituras e releituras, reflexões, meditações.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário