sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Hierarquia ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.86

A brincadeira é fonte de alegria onde o Ser se banha, se refresca, se purifica, se renova. Cada sorriso é um mergulho nesta lagoa!

---------------------------------

Na natureza as hierarquias são um desdobramento natural entre os seres. 

Existem diferentes formas de definir o termo hierarquia, aqui eu defino como uma ordenação natural entre os seres, apenas isto. Não uso este termo para designar ordem de importância, apenas ordem. Todos os seres somos importantes na criação, com valores diferentes em diferentes perspectivas!

Mães e Pais geram filhos, ficam em uma posição hierárquica de protetores, educadores, preparadores dos novos seres. Aos poucos os filhos vão crescendo e obtendo maiores condições de usar seu livre arbítrio, inversamente os pais precisam ter consciência de irem se adaptando, se desapegando, libertando seus filhos. Depois os filhos se tornam pais, os pais envelhecem, os papeis se invertem, etc.

Patrão, gerente, professor, médico, mecânico, padeiro, açougueiro, sapateiro, pedreiro, etc. Todos vivemos uma posição hierárquica acima de outros e abaixo de outros.

Quando estou na casa de alguém os anfitriões são a alta hierarquia; quando vou ao mecânico a alta hierarquia, no exercício da sua função, é ele; quando sou aluno em um curso a alta hierarquia é o professor; os irmãos mais velhos, os tios, os avós, etc.

Estar acima na hierarquia não significa ter o direito de submeter os demais, significa ter certas responsabilidades.

A questão das hierarquias acontecem todos os dias na vida de qualquer pessoa. Por aqui muitos egos foram criados e precisam ser eliminados. As virtudes da humildade e simplicidade são vitais para bons relacionamentos.

Se descuidamos o ego sobe a cabeça e por conta de estarmo por cima na hierarquia desenvolvemos a prepotência, vaidade, orgulho, arrogância, autoritarismo, etc. O ego usa sua posição para submeter os demais e tirar vantagens para satisfazer seus desejos.

No próximo capítulo farei reflexões sobre os pronomes de tratamento.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário