domingo, 6 de novembro de 2016

A paciência no ato de ensinar ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.76

Os egos reagem quando a consciência busca despertar, eles se voltam contra, criam justificativas para mostrar que o despertar é algo ruim. Os egos, desejos, "querem" uma vida desregrada para eles fazerem a festa!

---------------------------------

Já mencionei algumas vezes que sou professor de música, leciono há mais de quinze anos ininterruptamente, de segunda à sábado.

Tenho um jardim farto de ervas daninhas da "Impaciência", como jardineiro posso me deleitar na arte de aprender a eliminar estas pragas, e minhas aulas, ao mesmo tempo que são este jardim, são um banquete farto para alimentar a virtude da "Paciência"! Enquanto o escuro sai a luz entra.

Ensino, ensino, ensino e se o aluno não aprende, ensino. Se terminar o horário da aula, paciência, nos despedimos e nos encontramos na próxima aula.

Retiro diariamente o "desejo" de que o aluno aprenda, aprender é com o aluno, não é comigo, a minha parte é apenas ensinar. Sem o "desejo" não tenho expectativas, e sem estas não tenho ansiedade, sem ansiedade dou aula sereno, e sereno consigo ser gentil, amoroso, harmonioso, amigo!

Quanto tempo o aluno vai levar para aprender? Isto não me cabe, cada um tem o seu tempo. Me divirto com a arte de exercitar as mil e uma maneiras de ser gentil no ato de ensinar!

Aprender é com o aluno, ensinar com o professor.

Ser paciente no ato de ensinar é "Respeito" para com o Ser que está aprendendo, isto é amor!

Onde está a inteligência da "impaciência"?

Brigar? Se envenenar com a raiva? Agredir os semelhantes? Destruir os relacionamentos? Semear o medo nos alunos? Traumatizar os alunos?

A virtude da "Paciência" é linda! Inteligência, saúde, harmonia, paz, felicidade!

---------------------------------

Paguei um alto preço para me aproximar desta linda donzela, a "Paciência", pois estava contaminado com a impaciência... Mas devagar, com continuidade, perseverança, consegui ir longe e hoje tenho um caso de amor com esta linda dama!

No próximo capítulo farei reflexões sobre a "Paciência" no ato de aprender.

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário