sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A serenidade interior acima de tudo ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.95

Tua vida é um mistério, este mistério é um mundo, neste mundo eu estou cego...

Pode me falar do teu mistério, o que vê com os olhos de tua alma? Para que eu possa imaginar as realidades do teu universo?

---------------------------------

Muitas das vezes, quando algumas pessoas que não conhecemos nos dão um tratamento desagradável, elas estão passando por problemas pessoais e suas ações amargas não estão relacionadas com a gente, são problemas desta pessoa. Isto é uma realidade.

Em alguns casos estas pessoas tratam da mesma forma todos que com ela se relacionam, é um traço de personalidade delas.

Outras vezes, pessoas que conhecemos nos tratam de forma desagradável, mas por motivos que não estão relacionados com a gente. Já fiz observações de ações minhas, magoado com uma filha e descontando esta mágoa na outra filha que não tinha nada haver com o caso. 

Compreendendo esta situação em mim sei que isto pode acontecer com os demais.

Em várias circunstâncias usei estas reflexões em momentos nos quais algumas pessoas me deram tratamento hostil, consegui uma compreensão e antes mesmo que surgisse qualquer reação ressentida eu me mantive sereno.

Ao ser atendido de forma arrogante por um funcionário de uma empresa, por exemplo, refleti da seguinte forma: bem, existem pessoas que me tratam bem e outras que me tratam sem gentileza, de tudo existe no mundo. As pessoas que me tratam bem são estímulos para eu observar o que sinto por dentro e valorizar a importância de ser gentil com os demais, as pessoas que não são gentis me educam para a tolerância. Nas duas situações tenho experiências para amadurecer e aprender a ter domínio de mim mesmo. Como seria o mundo se todos me tratassem bem?

Usei de reflexões semelhantes em várias situações e por meio delas mantive-me sereno, sem criar ressentimentos. Já não vivo com medo de me deparar com tratamentos hostis e nem "desejoso" de encontrar somente pessoas boas, tudo faz parte da vida. Fico em paz porque descobri que sou capaz de manter a minha paz interior independente do tratamento que eu receba, sou capaz de não ser vítima do exterior.

Vou relatar um incidente no próximo capítulo, para enriquecer mais este assunto, mas vou fazer isto amanhã, vou encerrar por hoje, já está tarde.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário