sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Observando as emoções ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.94

Quando dou  flores aos seres o meu coração perfuma amor, mas sem o olfato-intuição eu não posso sentir o aroma da paz...

Doses diárias de gentileza ajudam a regenerar a sensibilidade que foi sufocada pelo  ego.

---------------------------------

Desde muitos anos atrás venho fazendo exercícios para o despertar da consciência e consegui alguns avanços que me fazem sentir uma realização muito especial!

No início eu não conseguia distinguir a consciência dos pensamentos e emoções e por isto facilmente me identificava com os egos. Fiz longas caminhadas exercitando a auto-observação e consegui desenvolver técnicas que me permitiram perceber a natureza de minha consciência e separá-la do meu corpo, pensamentos e emoções.

Mais para frente, neste livro, vou falar sobre a Meditação e passar exercícios simples que nos auxiliam no processo de despertar a pequena consciência que temos, de modo que consigamos nos separar dos pensamentos e emoções.

---------------------------------

Certa vez, em um ônibus, o cobrador me tratou de forma arrogante e no mesmo instante surgiu uma emoção negativa em mim. Um ego surgiu e me moveu para a vingança, ia passar a catraca de forma arrogante para agredir emocionalmente o cobrador. No mesmo instante usei de uma disciplina, refleti que talvez aquele cobrador já tivesse sido maltratado por mim em uma possível existência passada e agora a geometria cósmica nos teria unido e ele estaria dando o troco. Com esta reflexão eu deixei de ser a vítima e me coloquei na posição do vilão! Neste instante me veio uma compreensão e a emoção negativa se desfez, o ego se afastou, fiquei sereno, passei a catraca com educação, não senti nenhuma necessidade de ser arrogante.

Este acontecimento foi muito interessante, pude observar uma emoção de ressentimento se formando em meu interior e depois pude observar o ressentimento sendo desfeito e a serenidade tomando conta da situação. Não senti nenhuma mágoa para com o cobrador, passei a vê-lo com naturalidade.

Se existem outras existências eu não sei, não provei para mim, mas isto não importa, o importante é que percebi que tenho o poder de desfazer ressentimentos e mater-me sereno. Preciso de um apoio para justificar minhas ações e por enquanto uso de algumas disciplinas.

Neste caso os fins justificam os meios! Rsrsrsrsrs Ficar calmo, não agredir ninguém, não me envenerar, é um ótimo resultado!

Vou continuar esta reflexão no próximo capítulo

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário