domingo, 13 de novembro de 2016

Ordenar ou pedir um favor? ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.82

Desde o nascimento estou peregrino, caminhando em busca de mim.

---------------------------------

Ao longo do tempo vou ampliando a percepção sobre os egos que me levam a desrespeitar o livre arbítrio alheio. Até este momento faço registros relacionados com a compreensão que tenho atualmente.

Um dos egos do desrespeito ao livre arbítrio é o que vive dizendo para os outros o que devem fazer, observo que são comuns nos tratamentos dos pais para com seus filhos, mas também aparecem entre as amizades nos momentos em que uns se sobrepõem a outros, sufocando os seres.

Sou pai e compreendo que isto não me dá o direito de sufocar o Ser dos meus filhos, não sou dono deles. 

Existem situações onde se faz necessário o ato de dar ordens e para me proteger de alimentar os egos da prepotência, arrogância, me educo para sempre pedir por favor, mesmo nas situações onde atuo como patrão. Se um funcionário me nega um pedido posso educadamente utilizar meu poder e tirá-lo do cargo. Não vejo a necessidade de dar ordens nem de ser arrogante, todos temos o direito de agir como sintamos vontade, mesmo para desrespeitar o pedido de um patrão, depois colhemos as consequências e talvez aprendamos com elas.

Já me vi na situação de receber ordens desrespeitosas para com o meu Ser, em algumas temos que atuar em defesa, por amor ao nosso corpo, em outras temos que vencer o orgulho e silenciar, perder para poder ganhar.

Já atuei como patrão na obra que administrei ao construir uma casa e algumas vezes quando contratei profissionais autônomos. Todos acabamos vivendo situações onde temos que estar na posição de comando ou de comandados, são a escola da vida nos dando oportunidades de descobrir certo egos e despertar certas virtudes correspondentes.

---------------------------------

Estes egos já produziram e continuam produzindo muitos sofrimentos na humanidade, assim o compreendo. Homens que tratam suas mulheres como submissas, seres que maltratam outros por questões raciais, etc. Todos temos em nós estes egos que no conjunto formam em nosso subconsciente um "ditador", a arrogância e prepotência lideram, recrutando seus comparsas, a ira, intolerância, impaciência, etc.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário