sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Preconceitos ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.71

Observar, analisar (refletir), entender, compreender, fazer luz!

---------------------------------

Temos os valores com os quais não temos afinidades, cores que não nos atraem, sabores que não nos fazem bem, etc, mas temos os valores que somos condicionados a crer que nos fazem mal, por conta dos comportamentos dos que vivem a nossa volta, por conta da mídia, cultura, etc.

Preconceito racial, religioso, político, etc.

Por vezes somos educados para acreditar que uma raça é inferior a outra, etc, daí surge o mal estar psicológico produzido quando estamos na presença de certas pessoas. 

Os preconceitos induzidos são muito prejudiciais!

Posso criar um preconceito contra o jiló porque ele não me faz bem, mas posso criar um preconceito contra o jiló por ter visto a reação de outras pessoas, e as vezes sem que eu tenha sequer provado o jiló!

O que nos agrada ou desagrada pode estar relacionado com os valores que foram usados para moldar nossas personalidades. Nasci em uma região tropical e portanto meu corpo está adaptado para esta região, mas se eu tivesse nascido em uma região fria talvez não me sentisse bem aonde estou, sofresse com o calor.

Seja qual for o motivo de sentirmos o prazer ou desprazer, em qualquer situação a tolerância e a resiganação se encaixam perfeitamente. No próximo capítulo farei reflexões sobre a virtude da resignação.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário