sábado, 26 de novembro de 2016

Exemplo do dia a dia ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.96

Não posso andar sem ver, se for cego preciso ver com o tato, audição ou uma bengala, mas preciso ver, preciso de referências.

A consciência é o caminhar da alma, sua visão, audição, tato e demais sentidos de percepção, são a Reflexão!

---------------------------------

Dou aulas em uma instituição e tem uma pessoa de certa idade que quando a cumprimento não responde, nem olha em minha direção. Nas primeiras vezes que isto aconteceu senti um desconforto, depois estou trabalhando em cima desta situação.

Parece-me uma pessoa fechada. Porquê?
Não sei o motivo, mas pode ser um problema dela, pode ser uma antipatia gratuita que ele teve por mim, ou outra causa.

Não tenho vontade de mudá-la, é livre para ser como sinta vontade, se for possível vou procurar compreender e se não for possível sigo a minha vida.

O que eu ganho tendo ressentimentos com ela? Ganho emoções negativas, sentimentos de vingança, me enveneno. Isto é inteligente?

Os ressentimentos são cordas com espinho  apertando o coração da gente, não tenho vontade de criar mais destas cordas, já tenho algumas aqui, apertando meu peito, meu trabalho é para desfazer as que tenho e aprender a não criar mais destas torturas emocionais.

Como vou resolver esta situação?

Aprendi a respeitar a condição desta pessoa, procuro deixá-la em paz. Ela não interfere no meu trabalho e eu não interfiro no trabalho dela, nossas atividades são em locais diferentes, não precisamos nos relacionar um com o outro, apenas nos vemos pelo caminho, de vez em quando.

De minha parte estou em paz e fico feliz de não ter criado ressentimentos com esta pessoa.

A vida é dinâmica, não sei o dia de amanhã, não sei como pode ficar o meu relacionamento com ela nem com todas as demais pessoas com as quais convivo, o único que sei é que a consciência me protege! Viver de forma reflexiva, de instante a instante, movimentando as virtudes da alma.

Existem regras exatas? Que eu compreenda a regra mais exata é a intuição, pois tudo se modifica, as perspectivas mudam, as condições mudam, as circunstâncias mudam, e a cada variável que se altera a intuição é a chave, serve para todas as situações.

Viver em atenção, observação externa e interna, reflexão e intuição e ter algumas ferramentas, disciplinas, que sejam eficientes. Algumas disciplinas são maravilhosas, mas a forma de usá-las depende da intuição.

No próximo capítulo falarei um pouco da intuição.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br 
facebook :  A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário