domingo, 26 de julho de 2020

Os pensamentos e a concentração (Caminho para o Amor) cap.50

A consciência usa o nosso centro intelectual e gera pensamentos como ferramentas para fazer as reflexões que necessite. Neste caso a consciência mantém-se centrada em si, no silêncio que é, não se confundindo com os pensamentos.

Quando a nossa consciência está adormecida, os egos usam o nosso centro intelectual e geram pensamentos, e ao contrário da consciência, a pessoa identificada com os egos acredita que ela é os pensamentos.

Cada ego gera pensamentos para satisfazer seus desejos. A ira gera pensamentos de ofensas, cria imagens/fantasias onde se encontra se vingando de alguém, agredindo, etc. A luxúria cria pensamentos e fantasias onde satisfaz seus desejos sexuais. O medo cria pensamentos e fantasias de perseguição, de acidentes, etc. O ciúmes cria pensamentos e fantasias onde está sendo traído. Enfim, cada ego usa o nosso intelecto para satisfazer os seus desejos. São vícios psicológicos. 

Durante as práticas de relaxamento, concentração e meditação vamos estudar o que acontece em nossa mente e centro emocional durante o trabalho, em casa, na escola, nas ruas, no metrô, etc. Vamos descobrir a nossa loucura interior!

Se todas as pessoas andassem pelas ruas mostrando em cinco minutos tudo o que se passa dentro delas, certamente todo mundo ficaria assombrado! Mas os egos da vergonha tem seus mecanismos de defesa e ocultam os demais. 

Nos exercícios de concentração vamos observar todas estas loucuras.

No próximo capítulo vou escrever sobre as fantasias.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário