sábado, 18 de julho de 2020

A plasticidade da natureza humana (Caminho para o Amor) cap.37

Conversando com o Criador

- Seria fabuloso poder vê-lo, assim como vejo as pedras, as plantas, os pássaros e os homens...

- Eu já estou em suas visões, você só precisa aprender a me enxergar!

............

Nosso centro emocional tem o poder de produzir emoções boas e ruins. Quando produzimos a raiva, esta emoção é um veneno, e antes que saia pra prejudicar alguém, ela contamina a nossa alma! Sabemos disto, é uma questão de bom senso.

O veneno da raiva, se for produzido muitas vezes, vira um vício psicológico, e vai adoecendo o nosso corpo. A raiva gera ansiedade, arrogância, prepotência, autoritarismo, gastrite, estresse, e várias doenças físicas e psicológicas. O corpo e a alma da pessoa ficam contaminados.

Da mesma forma, se produzimos emoções leves, amorosas, o nosso corpo e alma ficam contaminados com estas energias que nós mesmos geramos. E estas energias são compatíveis com a delicadeza, a ternura, a gentileza, a empatia, o respeito, a solidariedade, a fraternidade, o carinho, e outras virtudes.

Com as orações que eu faço, conforme escrevi nos capítulos anteriores, eu gero energias amorosas em mim mesmo. Fazendo frequentemente as orações que citei eu exercito a auto-observação, a reflexão, a sensatez; exercito a gratidão, a paz!

A minha natureza é plástica, posso retirar valores inconscientes e acrescentar valores amorosos em mim mesmo. Podemos moldar a nossa natureza por meio da consciência.

Quanto mais uma pessoa repete atitudes de raiva, ciúmes, inveja, orgulho, etc, mais esta pessoa se torna uma pessoa grosseira. Quanto mais uma pessoa repete atitudes conscientes, de respeito, de gratidão, de gentileza, mais esta pessoa se torna leve, luz!

As opções existem, cada um faz as suas escolhas.

Descer é simples, não requer esforço; subir requer trabalho. Se tornar inconsciente é simples, só viver sem disciplina, sem atenção; se tornar consciente requer trabalho, disciplinas, atenção. Para o mato crescer basta descuidar do terreno, para virar um jardim é preciso a dedicação de um jardineiro!

No próximo capítulo vou escrever sobre a oração da sabedoria.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário