sábado, 22 de fevereiro de 2020

Vício de relacionamento (Quem são as(os) culpadas(os)?) - cap. 03

A amizade é uma raiz que se desdobra de um coração para o outro, e nas almas nasce uma flor que perfuma a vida!

---------------------------

Certa vez o meu filho ficou do meu lado e conversou comigo sobre algumas coisas. Eu estava mexendo no celular e não levantei a cabeça para dar atenção pra ele, apenas balancei a cabeça sutilmente pra baixo e pra cima, dando a entender que estava ouvindo o que ele falava.

A minha consciência me chamou a atenção e eu refleti sobre o meu comportamento. 

Isto aconteceu outras vezes e não sei mensurar há quanto tempo. Certamente houve uma primeira vez e depois uma segunda e terceira. Depois de algumas repetições virou um hábito! Um ego. Mais um...

Assim como qualquer pessoa eu estou cheio de egos. Venho me educando por meio da auto-observação, pra descobri-los, refletir sobre eles, compreender a sua falta de sentido, desconstruí-los, e despertar as virtudes correspondentes.

A situação que gerou e estimula o surgimento deste ego vai se repetir, e quando acontecer a minha consciência certamente vai agir. Só preciso usar a energia da "vontade", frear o ego, olhar para o meu filho, filhas, ou outra pessoa e ser educado. Se não puder interromper o que eu estiver fazendo no celular, ou no computador, pelo menos posso olhar pra ele(a) e gentilmente pedir pra conversarmos depois. E sempre que possível interromper a atividade e dar atenção para a  pessoa, e valorizar as oportunidades de diálogo, pois são ouro!

A tendência é crescer o mato no jardim! A tendência é eu dar atenção aos meus desejos e não dar atenção para a necessidade das pessoas... A consciência não segue a tendência, ela busca o caminho da liberdade, da vida, trabalhar pra manter a alma-jardim florida, sem matos-egos!

A tendência é o mato-impaciência, raiva, ciúmes, preguiça, etc. As virtudes não são tendência, são jardim, e jardim é fruto de trabalho, não cai do céu!

Várias pessoas criamos vários vícios de relacionamentos e transformamos os relacionamentos em zonas de sofrimento, zonas de guerra... E ficam assim a vida inteira, sem perceber, sem saber o que está acontecendo... Quem são os culpados?

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário