sábado, 8 de fevereiro de 2020

Os apegos (O ciúmes) - cap.01

A consciência é um perfume que a alma exala durante o amanhecer da luz interior!

---------------------------

Com a convivência temos a tendência de nos apegarmos a objetos, locais e pessoas que são agradáveis para nós. O meu quarto e a minha cama, a minha casa, as pessoas que me fazem bem, etc. A possibilidade de perder os objetos ou seres que nos fazem bem, provavelmente nos faz sentir uma tristeza. Somos condicionados desde o nascimento a buscar o prazer e a fugir do desprazer, de uma forma inconsciente, impulsiva.

Estava na academia e nos primeiros dois meses fui orientado por um determinado preparador físico, de repente ele não apareceu mais. Perguntei o que houve e me informaram que ele havia saído da academia. Senti um pequeno desconforto com a saída dele, pois ele era uma pessoa que me fazia sentir-me bem. Me tornei amigo da recepcionista e ela saiu da empresa, e veio outra. Me tornei amigo desta outra e ela também saiu... Veio outra. Em todas as situações surgiu um pequeno desconforto, pois todas eram pessoas legais.

Estou há vinte anos trabalhando como professor de música, dando aulas em grupos. Várias vezes eu vou desenvolvendo amizades com alunas e alunos e chega um momento que elas(es) se vão, por motivos financeiros, ou de saúde, ou estudos, ou por terem perdido a vontade de continuar estudando, ou outros motivos. Estas separações sempre provocam em mim uma pequena tristeza... Mas, faz parte da vida.

Minha mãe e pai, minha Deusa e Deus na terra, faleceram; minha irmã tão amável faleceu; um tio tão bacana faleceu, várias amizades se foram... Assim é a vida. Algumas pessoas saindo, outras chegando.

Quando as pessoas ruins saem do meu caminho é um alívio, mas é fato que outras pessoas ruins vão chegar. Da mesma forma as pessoas boas se vão e é uma tristeza, mas outras pessoas boas vão chegar. Não é inteligente ficar brigando com a dualidade, ela vai continuar existindo. Já que não dá pra brigar com ela, o melhor é conciliar, ficar em harmonia, refletir, compreender e buscar tirar o  melhor proveito das situações agradáveis e desagradáveis, crescendo, aprendendo, amadurecendo.

Vou continuar este assunto no próximo capítulo.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário