domingo, 9 de fevereiro de 2020

As fantasias e a imaginação (O ciúmes) - cap.04

Amor

A linha do horizonte que separa os corpos apagou-se, desgastando-se na ternura do nosso amor... Perdemo-nos um no outro e já não sabemos onde termina a terra e principia o céu! Já não há mais nada no meio entre o Alfa e o Ômega.

---------------------------

No gnosticismo eu aprendi a diferença entre imaginação e fantasia. 

Imaginar é usar a energia mental e com ela construir imagens de forma consciente, com propósitos conscientes. A fantasia são os egos usando do poder da imaginação para satisfazer seus desejos.

A retrospectiva é uma imaginação, o ato reconstituir um acontecido para refletir sobre ele, buscando um auto-conhecimento para melhorar a si e corrigir atitudes equivocadas, estudando os egos para depois desconstruí-los. Aqui a reconstrução é feita fielmente, o que realmente aconteceu, sem fantasias.

Os egos são os nossos defeitos psicológicos, hábitos, energias condicionadas, eles usam o nosso centro mental e com ele criam as imagens mentais fantasiosas. 

* Luxúria - fica imaginando uma pessoa nua, ou imaginando cenas onde está seduzindo uma pessoa e mantendo relações sexuais com ela. Das fantasias da luxúria nascem as aberrações que são as pessoas pedófilas, as que violentam outras pessoas, etc. Daqui nascem muitos desejos infra-humanos que acabam gerando atitudes físicas nas pessoas dominadas por estes egos.

* Ressentimentos/raiva - os egos vingativos criam fantasias onde seus desafetos estão sendo agredidos, sofrendo acidentes, ou sendo prejudicados de alguma forma, para pagarem por seus atos contra nós ou contra alguém que gostamos, etc. As fantasias da raiva afetam a todos nós. Nos momentos que temos raiva fantasiamos encontros com certas pessoas e nestes encontros as xingamos, batemos, humilhamos...

* Medo - os egos do medo criam fantasias de pessoas que o estão perseguindo, fantasias de achar que as pessoas os estão observando e julgando, etc. Muitas fobias relacionadas com o medo fazem as pessoas suar frio, tremer, terem a pressão cardíaca alterada, desmaiar, etc.

A energia mental é muito poderosa, pode alterar a química do nosso corpo, pode criar doenças e consequentemente, também podem curar.

No próximo capítulo vou escrever aprofundar sobre este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário