sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Mãe e Pai (Quem são as(os) culpadas(os)?) - cap. 01

A lata vazia carrega consigo um resto saudoso de algo que havia... A minh'alma perdida, um lago vazio, carrega consigo um resto saudoso de si, um pingo de amor... Ah... Que sede de mim....

---------------------------

Descer a ladeira é fácil, subir requer esforço. Destruir é fácil, construir requer trabalho. A tendência no jardim é de crescer o mato, estar florido é fruto de cuidados constantes.

A vida é dual e cíclica. Faço uma refeição pela manhã, depois o almoço, depois a janta. Nos dias seguintes faço o mesmo e com as repetições crio memórias. Diante dos acontecidos eu crio reações ao prazer e ao desprazer. As memórias me estimulam a repetir as mesmas reações diante das mesmas circunstâncias que se repetem, e assim eu crio hábitos, egos.

Quanto mais alimento meus hábitos, mais fortes eles ficam e mais me dominam. 

Como ser consciente se as nossas mães e pais não puderam nos ensinar consciência porque elas e eles também não aprenderam com nossas(os) avós e avôs? Como ser consciente se nas escolas não nos ensinam o despertar da consciência? Pois as professoras e professores também não aprenderam o despertar da consciência...

Criamos a roda, a carroça, o carro, o trem, o navio, o avião, o foguete, a bomba... Avançamos incrivelmente em diversas áreas do conhecimento humano e provamos pra nós mesmos que os seres humanos são incríveis! Mas... Em matéria de consciência continuamos como se fôssemos um bicho das cavernas... Brigando por besteiras, discriminando quem esteja fora dos padrões estabelecidos, criamos o racismo, a homofobia, os fanatismos religiosos, a inquisição, o holocausto e hoje todas as nossas maldades continuam, cruelmente disfarçadas... Me parece que vivemos pra competir, e estamos viciados a buscar culpados... Eu estou viciado a buscar culpados e demorei muito pra perceber isto.

A cada dia que passa eu compreendo mais e mais que a tendência é de nos tornarmos impacientes, raivosos, orgulhosos, invejosos, mentirosos, etc, etc, etc... A consciência é ouro, e por ser preciosa é rara!  Muito barro é revirado para se encontrar uma pequena porção de ouro...

Porque o despertar da consciência é um trabalho tão complexo apesar de ser tão simples?!

Voltarei amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário