domingo, 23 de fevereiro de 2020

Uma experiência pessoal (Quem são as(os) culpadas(os)?) - cap. 07

Desde que o amor pousou no meu Ser o sorriso em meus lábios transmutou-se em semente de eternidade: brota quando deito, brota quando acordo, brota na calçada, brota à beira-mar, flores sobre lágrimas, sobre a solidão. Já não sei mais se sou vida ou primavera!

---------------------------

Nasci e vivi em uma família pobre. Depois de muitos anos de casado eu me tornei um pequeno empresário, melhorei de vida, comprei carros, um lote, construí uma casa, convênio médico pra família, etc.

Certa época eu estava com um carro muito bom, marca "X", 1.6, completo. Depois de uns tempos com o carro, um dia, ao descer dele, eu percebi na minha postura a energia do "Ulisses do carro "X"! O carro estava me estimulando a criar uma fantasia, fazendo-me sentir algo superior.

Por estar constantemente buscando aperfeiçoar a "auto-observação psicológica", eu sigo descobrindo inconsciências no meu comportamento, e busco desconstruir estes egos.

Estamos com uma roupa velha, um chinelo, e temos uma postura; colocamos terno e gravata e a nossa postura muda! O exterior afeta a nossa psicologia.

Um militar é tratado assim: "sim senhor, não senhor", o tempo todo. Este tratamento não é por respeito, é para não levarmos uma multa! Os médicos, da mesma forma. De tanto ouvirem "sim senhor, o senhor, tal, e tal" isto lhes sobe pra cabeça sem que percebam e começam a se achar superiores, Deuses! O mesmo acontece com Juízes e advogados, pessoas famosas que são idolatradas, etc. É claro que existem exceções.

Uma funcionária de uma loja é promovida pra gerente, pouco tempo depois o cargo começa a mudar o comportamento da pessoa. Isto é uma tendência pra todos nós.

Vários homens pobres tem uma postura, depois se tornam jogadores famosos e ganham fortunas. Logo se tornam esnobes, arrogantes, da mesma forma que muitos outros milionários.

Se eu não tivesse percebido estes fenômenos, o Ulisses do carro "X" poderia ter crescido dentro de mim, e para tirá-lo teria muito trabalho!

Políticos, governantes, artistas famosos, líderes religiosos, pessoas em postos de liderança, que são admiradas frequentemente por muitos, que são idolatradas, são pessoas com um grande potencial para se acharem melhor que outras. E estas pessoas geram muitos prejuízos pra sociedade.

Poderíamos ter orientações psicológicas continuadas para médicas(os), militares, juízas(es), advogadas(os), pra toda sociedade, pra nos protegermos destas  fantasias, destes fanatismos, para nos tornarmos pessoas mais humanas.

Quem são os culpados por pessoas tão arrogantes em diferentes posições de comando?

Algumas pessoas se acham melhor por serem ricas, por serem bonitas, por terem uma família com pessoas importantes na sociedade... E o inverso é verdadeiro, pessoas se achando inferiores por se acharem obesas, ou por serem negras, ou homossexuais, ou por serem pobres, etc...

Isto tudo é cultural e vem de muito tempo!

Precisamos mudar a nossa cultura, a nossa educação.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário