domingo, 23 de fevereiro de 2020

Paradoxos da culpa (Quem são as(os) culpadas(os)?) - cap. 05

A ofensa suja a alma do ofensor.

---------------------------

Já escrevi algo sobra a história do Hitler, em outros livros.

Soube que ele foi uma criança com problemas psicológicos. O médico da família consultou Freud sobre o caso e Freud sugeriu que o pequeno Adolf Hitler fosse internado em uma instituição de saúde mental para crianças. Infelizmente a família não seguiu o conselho.

Por que ele tinha distúrbios psicológicos? Problemas genéticos? Maus tratos na família? Sofreu algum tipo de abuso? Seja como for, ele se tornou uma pessoa com um nível de consciência primitivo e foi o causador dos horrores do holocausto durante a segunda guerra mundial.

Ele foi o causador, o culpado, sem sombras de dúvida. Mas ele não esteve só na culpa. A sociedade alemã que votou nele, pela falta de maturidade pra saber o que estavam fazendo, também teve culpa; todos os militares que o apoiaram e fizeram as atrocidades, tiveram culpa; as autoridades que fizeram parte do nazismo tiveram culpa; a família dele participou da culpa, não seguindo as recomendações de Freud; seus distúrbios psicológicos participaram da culpa; a causa dos seus distúrbios participaram da culpa... Se o problema foi genético, então veio da mãe e pai, dos ancestrais, e por aí vai... 

Um governo que não cria mecanismos para diagnosticar e tratar todas as pessoas com indícios de enfermidade mental e outras, é um governo responsável pelas pessoas desequilibradas que se desenvolverão neste país e depois poderão ocupar cargos de liderança na sociedade. Nos governos de hoje em dia isto não é feito, menos ainda naquela época! O governo alemão na época em que Hitler era uma criança, também foi responsável.

Os governos tem o poder para agrupar as pessoas melhor capacitadas para resolver os problemas de saúde mental, de comportamento humano, etc. E por meio destas pessoas podem implantar sistemas capacitando educadoras(es) para diagnosticar qualquer problema nas crianças e adolescentes, em todas as séries escolares, contatar as famílias e oferecer auxílio profissional. Mas, os governos são conduzidos por pessoas que não demonstram interesses em trabalhar pelo bem do gênero humano. Atualmente alguns países estão fazendo conquistas muito bonitas nesta área, mas são poucos. São os países com os maiores índices de desenvolvimento humano.

Os governos são culpados, mas os governos são formados por pessoas que não foram educadas pra ter consciência, em famílias onde mães e pais não receberam educação para a consciência, pessoas cujos ancestrais também não tiveram educação para a consciência... Quem são os culpados?!

Quando vamos puxando as origens do fio da culpa, vamos longe!

Sim, existem pessoas culpadas, mas também precisamos analisar as razões da pessoa ter cometido seus erros, e todas as outras pessoas envolvidas, direta ou indiretamente.

É confortável culpar o fulano e pronto! Ir mais a fundo dá trabalho, e esta busca talvez diminua a culpa... Os egos não tem este interesse em aprofundar em nada. Egos querem fazer guerra.

No próximo capítulo vou escrever sobre o atual presidente do Brasil.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário