sábado, 22 de fevereiro de 2020

Pizza (Quem são as(os) culpadas(os)?) - cap. 02

Cultivar a paz é semear o amor na natureza!

---------------------------

Vindo pra casa, após a aula da noite, passo na frente de uma padaria. No mezanino desta padaria eles tem uma pizzaria e algumas vezes descem pizzas em pedaços para o balcão de lanches da padaria.

Certo dia eu fui lanchar na padaria e soube desta dinâmica. E comi dois pedaços de pizza.

Depois de alguns meses eu percebi que ao fazer aquele trajeto, vindo das aulas noturnas, ao passar pela frente da padaria me lembrava das pizzas e entrava pra ver se tinham. Quando tinha eu lanchava, quando não tinha eu ia embora.

A vida é cíclica. Toda semana fazia este trajeto, três vezes, e passar na frente da padaria se tornou um gatilho pra despertar o desejo de comer pizza. Depois de ter feito isto uma, duas, três vezes, o hábito foi criado. Cada vez que eu alimentei este ego, ele se fortaleceu e passou a ter mais poder sobre o meu comportamento.

Como é um ego recém criado, ainda um bebê, está relativamente fácil desconstruí-lo. Já sei quando e como ele vai aparecer, e já sei como agir. No momento que aparecer tenho que usar a "Vontade" consciente, não fazer o que o desejo quer, e seguir meu rumo. Depois de frear este hábito algumas vezes ele vai enfraquecer até morrer. Isto não significa que vou parar de comer pizza.

Todos os dias os seres humanos somos estimulados a repetir pensamentos, sentimentos e atitudes, relacionados com diferentes situações que se repetem. E nas repetições criamos hábitos, egos. Criar egos é uma coisa muito simples, não requer esforço algum, é cômodo, é zona de conforto. 

Estou há mais de trinta anos na luta para despertar a consciência, e eu sabia dos egos e tive muitas orientações, e só estou começando a ter resultados nos últimos anos... Compreendo profundamente que não poderíamos ter uma sociedade diferente da que criamos... 

Várias pessoas que também conhecem técnicas para o despertar da consciência não conseguiram resultados, abandonaram este trabalho e passaram a viver como todo mundo, criando mais egos. O que dizer da grande maioria que demonstra não ter a mínima noção do que é ego?

Como culpar alguém desta grande loucura que impera no planeta terra? Culpar loucos? Pra mim a nossa humanidade é como um bebê que não sabe falar... Como culpá-lo por isto?

Egos estão sendo criados o tempo todo, em toda parte. E a maioria das pessoas estão cheias de vícios que continuam com elas por toda a vida!

Loucos precisam de tratamento, nós precisamos de tratamento.

No próximo capítulo vou escrever sobre outro ego.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário