sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Respeito e Liberdade (O ciúmes) - cap.07

Necessito construir palavras de luz para iluminar a minha vida!

---------------------------

As virtudes são expressões da consciência, o óbvio, o bom senso. A virtude do respeito é uma destas belezas do SER!

Tive uma experiência em um relacionamento afetivo que foi muito bonita! Ela e eu iniciamos o relacionamento mas não comentamos com ninguém, e não aparecemos publicamente como pessoas enamoradas, pois não sabíamos se o relacionamento iria se desenvolver.

Com o tempo percebemos que seríamos duas pessoas amigas apenas, mas, mesmo assim, ficamos um tempo juntos.

Pelo fato de ninguém saber do nosso relacionamento não houve em nós uma sensação psicológica de dar satisfações sobre o relacionamento. Estávamos leves, livres pra seguir ou interromper sem nenhum estímulo pra gerarmos "preocupações" sobre o que vão pensar de nós!

Por estarmos conscientes de que o nosso relacionamento acabaria a qualquer momento, não ficamos preocupados com isto.

Em público a nossa imagem era de uma pessoa solteira e portanto qualquer outra pessoa poderia se aproximar de nós com interesses afetivos, e isto não era um problema, pois estávamos exercitando o respeito, eliminando os apegos, eliminando os medos. Eu sentia uma aliança, não na mão esquerda ou direita, mas no coração! E não me preocupava com nada.

Fizemos um acordo de "respeito" pela liberdade e dentro deste acordo exercitamos a reflexão sobre óbvio: a qualquer momento ela ou eu poderíamos sentir vontade de terminar o relacionamento. A qualquer momento ela ou eu poderíamos conhecer outra pessoa com quem sentíssemos vontade de estar junto, ou simplesmente poderíamos deixar de sentir vontade estar juntos, ou por qualquer outro motivo poderíamos decidir terminar o relacionamento.

Dentro do nosso acordo de respeito conversamos sobre a importância da sinceridade, da transparência. Eu confiava nela e ela demonstrava confiança em mim. Não tínhamos motivos pra enganar um ao outro, mas, se isto acontecesse, o máximo de  consequência seria terminar e seguirmos em paz. Cada pessoa é livre para ser sincera ou não e eu não vejo como correto desejar forçar alguém a ser virtuoso ou não.

Vivemos um relacionamento valorizando os momentos que estávamos juntos, sem preocupações, com respeito, sem cobranças, eliminando os ciúmes e os apegos, pois eles são como ervas daninhas no jardim, vivem querendo nascer! (risos)

Esta foi uma relação despretensiosa, leve, cheia de uma linda amizade, muito bonita! Nesta relação eu vivi vários aspectos do respeito, do desapego, da confiança e auto-confiança e da liberdade do SER.

Tenho vontade de encontrar uma mulher com quem eu possa ter um relacionamento afetivo para terminarmos esta existência juntos, e se isto acontecer, vou buscar exercitar todos os aprendizados que vivi em todos os relacionamentos afetivos que já tive. Buscar viver um relacionamento de cada instante, onde o amanhã não nos  cabe! Mesmo que tenhamos o propósito de ficar juntos até a nossa morte.

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário