sexta-feira, 31 de maio de 2019

O cinco centros do organismo humano (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.25

Os meus pensamentos e emoções, quando revestidos de consciência, são perfume, quando desprovidos do SER são veneno. Cedo ou tarde o ar interior sai da minha morada, pela janela dos sentidos, gerando harmonia ou poluição...

---------------------------------

Soube que o ensinamento dos cinco centros foi transmitido originalmente pelo filósofo e matemático Russo, 'Piotr Demianovitch Uspenski, falecido em 1974.

Centro intelectual - pensamentos
Centro emocional - emoções
Centro motriz - movimentos
Centro instintivo - instintos
Centro sexual - energia sexual

O Centro intelectual é o mais lento de todos. As emoções são mais sutis, antes de termos tempo de pensar uma emoção pode nos fazer chorar ou ter raiva.

O Centro motriz é muito rápido, em situações de perigo os nossos reflexos salvam uma vida. Quando um cisco está para entrar em nossos olhos, os cílios se fecham por um reflexo motriz, muito rapidamente.

O Centro instintivo consegue digerir uma alimentação em umas duas horas, fazendo o trabalho de um laboratório químico, separando todas as propriedades dos alimentos e direcionando para os departamentos correspondentes do organismo. É uma velocidade assombrosa considerando todo o trabalho que ele realiza.

O Centro sexual é o mais veloz de todos. Em nove meses cria o universo que é um novo ser, no útero de uma mãe! Sistema esquelético, sistema linfático, sistema urinário, órgãos, membros, os cinco sentidos, os cinco centros, etc.

Por estes cinco centros se manifestam os egos ou a consciência.

Algo muito importante pra termos em conta é que não se manifestam dois egos ao mesmo tempo, sempre um de cada vez, porém associados uns aos outros. O ego do ciúmes atua, depois traz o ego do orgulho, ferido, depois surge a raiva e as atitudes agressivas, etc.

Um ego de cada vez, porém, quando um ego está no comando do corpo, ele atua simultaneamente em um, dois ou todos os centros. O ego da raiva, por exemplo, gera  pensamentos de agressão, emoções de ódio, os músculos faciais ficam enrijecidos, a pulsação cardíaca fica alterada, etc. Neste exemplo temos o envolvimento do centro intelectual, emocional, instintivo e motriz.

Quando nos auto-observamos colocamos a atenção nestes cinco centros, é neles que descobrimos os nossos egos.

Os egos, defeitos psicológicos agregados na alma, usam da personalidade (veículo energético) para comandarem o corpo por meio dos cinco centros.

Sugiro leituras e releituras reflexivas destes dois capítulos que escrevi hoje. Voltarei amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

Nenhum comentário:

Postar um comentário