sexta-feira, 3 de maio de 2019

Agenda (Meditação) cap.33

Mergulho no silêncio interior quando me ausento do ego e abraço o SER!

---------------------------------

Na escola de Auto-conhecimento, Movimento Gnóstico, há muitos anos atrás, eu recebi os ensinamentos sobre a importância de se fazer uma atividade de cada vez, na ordem das prioridades. E também a orientação sobre a importância de organizarmos as nossas vidas com uma agenda.

Estas são orientações simples, questões de bom senso. O uso da agenda para organizar as atividades é algo usado por muitas pessoas disciplinadas.

Exercitar a organização nas atividades do dia a dia é uma forma bem tranquila de exercitar a "concentração".

Quando coloco os meus compromissos no papel eu os consigo visualizar de forma mais ampla e organizá-los de forma consciente. Quando os compromissos ficam apenas na minha mente, ficam vagos e facilmente eu esqueço detalhes e sinto a necessidade de gastar muita energia me esforçando para lembrar do essencial. 

Com a agenda deixo todos os detalhes registrados e não necessito gastar energias para lembrar de tantos detalhes. Com o uso da agenda eu tenho melhores condições de manter-me tranquilo, sem ansiedades, pois estabeleço um controle seguro das minhas ações.

Quando não temos organização esquecemos de pagar as contas nos dias devido, pagamos multas, vivemos produzindo aborrecimentos, nos educamos para a irresponsabilidade, criamos um campo favorável para nos habituarmos a chegar atrasados nos compromissos, etc.
Toda a natureza é assim, segue o rumo da expansão! Se ficamos nos egos, inconsciências, as inconsciências vão se expandindo. Se trabalhamos para o despertar da consciência, a nossa consciência segue buscando se expandir também. 

A organização simplifica a vida e me traz paz, porque não ser organizado? Porque viver esquecendo onde coloquei as coisas se eu posso estabelecer um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar? E quando preciso de algo eu sei onde está?

Quanto mais eu me organizo, menos energia mental, emocional e física eu gasto, e uso estas energias para cuidar da casa, cuidar dos meus filhos, trabalhar, fazer trabalhos voluntários, cuidar da minha alma!

Uma pessoa organizada realiza mais do que dez pessoas desorganizadas!

Porque complicar se eu posso simplificar e ter paz?

---------------------------------

A concentração é fundamental para a prática da meditação. E uma forma segura de desenvolver a concentração é ter uma vida organizada!

Com uma vida desorganizada a nossa mente fica desorganizada, e como uma mente desorganizada poderá ter concentração?

No próximo capítulo vou complementar este assunto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário