sexta-feira, 10 de maio de 2019

Preenchendo a vida com amor (Meditação) cap.40

A semente é a síntese da vida, a virtude é a semente do amor. 


---------------------------------

De um modo geral, o trabalho para eliminar os egos é o trabalho para eliminar todas as fontes de ansiedade.

Não eliminamos os egos trabalhando sobre a lembrança que temos deles agindo em nós, os eliminamos nos momentos que eles agem em nós, quando eles estão presentes e nós trabalhamos sobre eles.

Cada pessoa constrói o seu caminhar para o despertar da consciência, de acordo com a sua condição psicológica. Nos livros que escrevo eu deixo sugestões de disciplinas, como referências. Talvez possam servir, ou talvez inspirem algumas pessoas a criarem outras disciplinas que possam ser eficientes em suas vidas.

Desde de muitos anos atrás eu venho me reeducando para eliminar de mim todos os desejos por competir. Já relatei  que fiquei mais de dez anos trabalhando para me livrar do vício de ser torcedor de futebol. Também fui parando de competir em várias outras áreas. Ultimamente estou trabalhando para retirar de mim os desejos por estar com a razão nas argumentações intelectuais.

As competições são uma fábrica de produzir tristezas. Um ganha e todos os outros ficam tristes e desejosos de uma oportunidade para uma revanche! As competições educam para a vingança, para as rixas, para as discórdias, para as vaidades, para o desejo dos holofotes, etc.

Busco me educar para a cooperação, ela é bem mais saudável. Na cooperação todos ganham e não existem perdedores!

Os espaços não ficam vazios. Quando fui tirando de mim as competições, fui colocando atividades conscientes no lugar. Os espaços não podem ficar vazios. À medida que os egos vão saindo, vão entrando atividades promovidas pela consciência.

Ao retirar muitas atividades inúteis da minha vida eu tenho cuidado mais da minha casa, organizado minhas roupas, dedicado parte do meu tempo para diversos trabalhos voluntários, administrado melhor meu trabalho profissional, dedicado parte do meu tempo para relaxar o meu corpo e praticar a meditação, e tenho tido mais tempo para estar próximo das minhas filhas e filho.

No próximo capítulo vou escrever sobre como o mundo atual se tornou um grande desafio para o despertar da consciência.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário