domingo, 19 de maio de 2019

Perigos no caminho (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.13

Quão maior a compreensão (asas do espírito), maior o vôo da consciência na liberdade conquistada por se livrar das correntes da ignorância! 

---------------------------------

Quando eu comecei o trabalho para eliminar os egos, inocentemente reprimi certos egos da gula em uma festa, na casa de uma irmã. Eu não compreendia nada dos egos, não tinha estratégias seguras, era muito inexperiente.

Eu reprimi os egos durante toda a festa, simplesmente não comi. No dia seguinte eu acordei e eles vieram com força, eu não consegui parar... Comi tanto que achei que ia morrer! Passei muito mal... Se o ego em questão fosse o ego da raiva, o que poderia ter acontecido? Talvez eu tivesse agredido alguém, machucado seriamente, ou cometido uma barbaridade!

Reprimir egos sem uma estratégia consciente pode ser o ato de prender uma onça, deixá-la com fome, depois cutucá-la com vara curta!

Quando os egos agem é necessário frear as ações, mas sabendo o que estamos fazendo, analisando, compreendendo a forma como estes egos agem, indo devagar. Cada caso é um caso, cada ego é um ego. As estratégias necessitam ser adaptadas para cada situação. De um modo geral vamos nos desintoxicando dos egos, aos poucos.  Reprimir sem compreender, sem ter tirado o sentido do ego, sem conhecer suas formas de atuação, pode ser perigoso.

Se vamos fazer uma reeducação alimentar, acho prudente irmos devagar. O corpo está educado para uma forma de alimentação, está viciado, dependente. Mudanças radicais podem gerar traumas psicológicos e físicos.

Vou ilustrar com um exemplo que já usei em outros textos.

Eu fui um chocólatra. Comia um pacote de certo biscoito chocolate, inteiro, algumas vezes por semana. Por medo de adoecer eu tomei vergonha na cara! Fui parando aos poucos, depois substitui o pacote de biscoito por uma barra de chocolate após as refeições, depois substitui por uma paçoca, depois por uma balinha de doce de leite, depois eu tirei a balinha! Tirar a balinha foi fácil, mas pra chegar até a balinha eu tive que ir devagar. Ao mesmo tempo que fui tirando os doces industrializados sigo inserindo frutas na minha alimentação.

Eu estou nesta luta para desconstruir egos e despertar as virtudes correspondentes, há mais de trinta anos. Vários egos da ira, da impaciência, do ciúmes, da luxúria, e outros, precisam ser desconstruídos aos poucos. As manifestações mais grotescas destes egos vão sendo eliminadas, e vão ficando outras, mais sutis. É um trabalho de uma vida!

As virtudes são joias, aos poucos vão sendo lapidadas. No início vão caindo as manifestações grotescas da impaciência, por exemplo, e vão surgindo as manifestações pequeninas da impaciência. Aos poucos os egos mais fortes da impaciência vão morrendo e ficando os mais fracos, e aos poucos as virtudes da paciência vão se engrandecendo, se fortalecendo!

Estes trabalhos psicológicos precisam ser realizados com cuidado, com responsabilidade, com seriedade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário