domingo, 12 de maio de 2019

Didática para o autoconhecimento (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.02

O Ser é o silêncio de onde nasce o verbo que harmoniza e o verbo que produz o caos... É o inexplicável que ao ser tocado por si, descobre-se como sendo um lindo "vazio" de onde maravilhosamente se desdobra o infinito!

---------------------------------

A didática é a arte de criar um método eficiente para ensinar um conhecimento.

Para alfabetizar a minha filha eu segui o seguinte método/didática:

* ensinei as vogais, depois comecei a fazer desenhos onde seres combinavam as vogais formando pequenas expressões do tipo: "oi", "ai", "ui".

* ensinei a primeira  consoante e comecei a formar expressões com as vogais e esta consoante: "babá", "o bebê", "o boi", etc. E fui acompanhando as orientações com desenhos onde fui colocando os diálogos.

* acrescentei a segunda vogal e segui com a didática: "a baba caiu", "o bebê e o céu", etc.

Usei desenhos com historinhas que eu fui criando, pra tornar o aprendizado interessante. Os desenhos são mágicos e criam uma energia que costuma gerar encanto nas crianças. As músicas e brincadeiras também ajudam a fazer com que o aprendizado seja um momento de felicidade!

Se o método for eficiente o aprendizado se constrói de uma forma segura.

Este método funcionou comigo, na lingua portuguesa, mas talvez não funcione para ensinar a lingua japonesa, ou a russa, ou o latim, etc. Para a linguagem musical, por exemplo, no lugar das letras temos notas, e no lugar das palavras temos acordes, e no lugar de certos recursos gramaticais temos ritmos, dinâmicas de interpretação, intensidade, duração, timbres, compassos, pausas, etc. Como professor eu estou há dezenove anos construindo uma didática para ensinar música para alunas e alunos.

Cada professora, professor, cria a sua didática de acordo com o seu SER, acrescentando também conhecimentos de outras didáticas criadas por outros SERES. 

Existe uma didática para ensinar a dança "Forró Pé de Serra", e existe outra didática para ensinar a dança "Samba de Gafieira". Existe uma didática para ensinar "Geografia", "Química", etc. E existem valores que estão em todas as didáticas: atenção, paciência, respeito, gentileza, amor, criatividade, intuição, etc.

Em se tratando do autoconhecimento, da morte do ego para o despertar da consciência, também é necessário uma didática. E existiram e existem muitas pessoas que se propuseram e estão se propondo a ensinar técnicas para o despertar da consciência. São didáticas diferentes com alguns elementos em comum.

No próximo capítulo vou refletir sobre as(os) professoras(es).

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário