domingo, 19 de maio de 2019

Uma guerra em várias frentes (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.14

A percepção é profunda quando as palavras na lagoa-mente são instrumentos usados pela consciência em seu mergulho em si, rumo ao coração!

---------------------------------

Eliminar os egos da impaciência é um trabalho, mas se fortalece com os trabalhos para eliminar os egos que produzem "ansiedades", e outros.

Os vários egos dão sentido uns para os outros, precisamos descobrir as engrenagens e como eles se alimentam uns dos outros. Como vou eliminar a impaciência se não elimino de mim o vício de ser ansioso? Se não elimino as atitudes impulsivas?

Trabalhar a raiva é importante, para tanto trabalhamos a impaciência, o orgulho, e os outros egos que alimentam a nossa raiva. As engrenagens variam de pessoa pra pessoa. Tem pessoas que a raiva se alimenta principalmente dos ciúmes, outras podem ter mais raiva por conta do orgulho ferido, etc.

Durante todo o dia são vários egos se manifestando e vamos trabalhando sobre eles. Não sou eu quem decido os egos que vou eliminar primeiro, eu os tenho que descobrir no meu dia a dia. Os primeiros são os que estão se manifestando na minha vida. Eu não tenho como eliminar um ego que não esteja se manifestando. Eles são eliminados nos momentos que estão agindo, quando os observo, compreendo, e vou enfraquecendo suas ações. 

Como professor eu frequentemente tenho a oportunidade de trabalhar vários egos de impaciência, mas não posso determinar quando eles vão aparecer. Preciso estar em atenção, em auto-observação. Nas minhas aulas, nos meus dias, embora a impaciência seja muito trabalhada, surgem  vários outros egos, e eles não avisam quando vão aparecer.

Voltarei a escrever no próximo final de semana e farei reflexões sobre as "infiltrações" e sobre as camadas superficiais e mais profundas da nossa alma.

Sugiro leituras e releituras destes capítulos, buscando aprofundar a compreensão. E trabalho no dia a dia, para verificar se estas informações são verdadeiras, se acontecem em nossas almas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário