domingo, 26 de maio de 2019

Prodígios (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.23

Um gesto de amor é caridade para com a própria alma, salvar-se de morrer afogada no egoísmo.

---------------------------------

Complemento do cap.16 - Item "c" (A Personalidade) parte 2. 

Temos muitas crianças prodígio na humanidade. Com poucos anos de vida falam linguas, tocam instrumentos musicais maravilhosamente bem, produzem artes plásticas com maestria, etc. 

Quando a personalidade vai se formando na criança, nos primeiros anos de vida, alguns egos vão se manifestando, mas também começam a se manifestar alguns saberes. Este fenômeno nos indica que estes egos foram criados em uma possível existência anterior, e estes saberes também foram desenvolvidos em uma existência anterior. 

Uma criança de cinco anos tocando obras de Beethoven? Com maestria? Ou a natureza é maluca e aleatóriamente faz uns nascerem doentes, outros na miséria, outros em berços de ouro, outros superdotados, ou então, existiram outras existências e estes SERES estão nascendo em condições relacionadas com o que fizeram nesta existência passada.

Este é um fenômeno a ser descoberto por cada pessoa, e esta descoberta é intransferível. Se uma pessoa comprova a realidade das existências passadas, não adianta dizer para outras que isto é uma verdade. Cada pessoa precisa comprovar por si. Quando ficamos seguindo verdades alheias corremos o risco de nos tornarmos pessoas fanáticas, seguidoras de verdades alheias, pessoas manipuláveis.

Escrevo sobre possibilidades que cada pessoa precisa  comprovar para si. Afirmo que não precisamos morrer para descobrir a verdade das dimensões chamadas de mundos espirituais, mas cada pessoa precisa fazer esta descoberta por si.  Não escrevo para que "acreditem" em mim.

A crença é fruto da preguiça, zona de conforto. A preguiça não trabalha, não investiga, não descobre por si. É mais cômodo acreditar na verdade alheia e se permitir ser conduzido. 

Pessoas com muitos títulos, militares, pessoas idolatradas, famosas, costumas ter personalidades muito fortalecidas e isto é um estorvo para o SER, a alma fica sufocada. Os egos fortalecem a personalidade.

Quanto mais egos, mais a personalidade fica ativa e a consciência passiva. Quanto mais egos eliminamos, mais as virtudes (consciência) se manifestam, a personalidade vai se tornando passiva e a alma ativa, a consciência ativa.

Quando a consciência vai despertando, as características do SER começam a se manifestar na personalidade, estas características são da alma, da essência, do íntimo.

A consciência tem a pureza de uma criança, sabe ouvir, sabe perdoar, é espontânea, criativa, mesmo que o corpo tenha oitenta anos!

Os egos são características artificiais, defeitos psicológicos que nós criamos. O ciúmes, por exemplo, é um traço psicológico criado pela inconsciência. Quando o ciúmes é eliminado surge o desapego, o respeito pela liberdade alheia.

Voltarei a escrever e publicar no próximo final de semana.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário