sábado, 18 de maio de 2019

A arte de saber esperar (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.11

Uma grande ilusão é ser seduzido pela própria inconsciência, e acreditando-se senhor de si, ser controlado pelos próprios desejos...

---------------------------------

Se eu estou em uma fila esperando pra ser atendido, a atitude sensata e inteligente é ficar tranquilo.

Se o atendimento está demorando e eu não posso esperar, então devo sair da fila e ir embora. Se não posso sair, então eu fico, e sendo inteligente, fico calmo.

O que eu ganho ficando nervoso? Se eu não ganho nada, só perco, então pra que a impaciência? De que serve a impaciência?

É sensato xingar a pessoa que está atendendo? É sensato brigar com alguém? É sensato ficar resmungando?

Para desconstruir os egos, todos eles, sugiro a reflexão, sempre. A reflexão consciente é a análise serena, sensata.

Quando conseguimos retirar o sentido dos egos, nos resta o esforço íntimo para frearmos os desejos inconscientes, aos poucos, gradativamente, para irmos enfraquecendo estes hábitos. São muitas as circunstâncias onde estes egos continuam aparecendo, mas em cada uma delas podemos diminuir a ação destes egos, até que desapareçam.

Os egos não morrem facilmente, ficam elaborando mil justificativas em nossas mentes. Os egos justificam suas mentiras, suas agressões, suas incoerências, etc.

Eu estou estimulando reflexões para mudanças de atitudes. O trabalho pesado é com cada pessoa. São muitas as perspectivas a serem observadas nos egos da impaciência. 

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário