sábado, 25 de maio de 2019

O Ser e a vida (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.17

A consciência usa a mente como canoa-reflexão para se aventurar no oceano de si. O ego afoga a alma e a deixa ser levada pela maré dos desejos...

---------------------------------

Você que lê estas palavras, peço que neste instante observe a alma em si, esta energia que está além dos pensamentos, além das emoções, além deste corpo. Esta energia que não conseguimos ver, nem tocar, nem ouvir, apenas percebê-la com própria consciência, SER!

Podemos chamar o SER de alma, de vida, de essência, etc.

Enquanto exista alma em uma planta, ela estará viva; enquanto exista alma em um animal, ele estará vivo; enquanto exista alma em um corpo humano, ele estará vivo. Quando a alma se ausenta a planta murcha, o animal perde os movimentos, o ser humano perde a vida, e todos estes corpos entram em processo de decomposição.

Uma pessoa pode perder um braço, mas a sua alma continua ali; pode perder o outro braço e a sua alma continua ali; pode perder uma perna ou as duas, e a alma continua... Pode perder a fala e a alma continua... Enquanto não perder um órgão vital, a alma continua no corpo.

O que dá vida aos corpos é a alma, ela é a força mágica que mantém todos os átomos agrupados. Se ela se ausentar, todos os átomos se desagregam e o corpo entra em decomposição.

Li em uma matéria que o corpo humano é composto por vários trilhões de células! Imaginemos as células do coração, digamos que sejam alguns bilhões. Existe espaço entre elas, ou seja, estão soltas em um espaço microscópico. Apesar de estarem soltas, todas estão conectadas por uma magia e todas pulsam no mesmo ritmo do coração! Esta magia é fantástica! Uma inteligência fazendo com que estes bilhões de células estejam trabalhando em harmonia no coração. E toda esta engrenagem termina quando a alma se ausenta do corpo, as células começam a se desagregar, se separar, e o corpo entra em decomposição.

Além da magia que é o organismo humano temos o SER e seus propósitos. Porque existimos? Onde estávamos antes de nascer? Para onde vamos depois da morte?

No próximo capítulo vou fazer uma reflexão sobre o propósito da existência humana.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário