domingo, 19 de maio de 2019

Furando o casco do navio (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.12

Amizade

Força de atração que nasce entre os seres, imantada pelas afinidades e respeito entre as almas. Elo sem amarras, união sem fronteiras, individualidade em comunhão, harmonia. Magnetismo que mantém os astros ao redor do Sol (amor), e não lhes tira a liberdade de voarem seguros no espaço infinito!

---------------------------------

Para me educar eu preciso pacientemente revisar vários conceitos básicos, memorizá-los e usa-los nas reflexões. Estas reflexões são como as penas que dão forma as asas da alma, compreensão. Quão maior a compreensão (asas do espírito), maior o vôo da consciência na liberdade conquistada por se livrar das correntes da ignorância! Felicidade, paz!

Os egos, como todos os fenômenos na natureza, são compostos por partes que vão dando sentido ao todo, engrenagens. Quando destruímos engrenagens básicas a estrutura toda perde o equilíbrio.

Digamos que um ego, sustentado por um conjunto de outros egos, seja a forma de um grande navio, um conjunto de complexidades. Casa das máquinas, leme, refeitório, marinheiros, alojamentos, proa, popa, casco, etc, etc, etc. E o comandante deste navio é o ego principal, o que estamos analisando. Se conseguimos fazer um furo considerável no casco, todo o navio vai naufragar e ficará inútil!

A impaciência é um defeito psicológico que se alastra pela alma. Detalhes de impaciência no trânsito, na cozinha, em várias circunstâncias no trabalho, na escola, em várias circunstâncias nos relacionamentos familiares, etc, etc, etc. Estes egos tem várias características e o que há em comum em todos é o vício de ficar "ansioso" quando surge a necessidade de esperar! E também é comum o ego da "raiva" que acompanha a impaciência atuando de várias formas.

Impaciência, ansiedade, raiva, arrogância, atitudes impulsivas,etc. Em certos casos a impaciência está associada a egos da preguiça, egos ressentidos, ciúmes, luxúria, etc. Não tenho espaço e tempo para esmiuçar tudo, é necessário a leitura reflexiva repetidas vezes e estudo do que estou falando, para que haja a compreensão. Estou mastigando a sopa o máximo que consigo!

Se criamos estratégias para desenvolver a virtude da "serenidade" e da "gentileza", estamos fazendo um furo para desconstruir toda esta engrenagem, para afundar este navio! Para completar o trabalho observamos, analisamos, tiramos o sentido da impaciência e vamos freando suas ações inconscientes todas as vezes que aparecem.

Aos poucos vou mapeando a minha vida e sei onde estão as esquinas, os buracos, os vilarejos da minha alma por onde os vários egos da impaciência costumam aparecer. Quando eu descubro onde estão os bandidos fica mais fácil pra mim prendê-los e eliminá-los.

O despertar da consciência pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Uma pessoa dirige uma bicicleta e pode achar difícil dirigir uma moto, depois um carro, depois um caminhão, depois um avião, depois um foguete. Mas tudo é possível. Se um ser humano consegue, nós também conseguimos!

O despertar da consciência é mais acessível do que todas as atividades externas, ele depende da nossa vontade, um pouco de discernimento, fé em si, um pouco de humildade pra aceitar apoio de quem tenha mais experiência, e trabalho sobre a própria alma.

No próximo capítulo vou dar continuidade a este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário