sexta-feira, 17 de maio de 2019

O ego e a alma (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.08

Abra as folhas da agenda
Quando tu vieste ao mundo
Mãe aurora radiante
Sol brilhou por toda a terra

Receberam-te com prendas
Magos, anjos, sabiás
Deles fez-se a sua vida
Magia celeste em canção!

---------------------------------

A percepção do SER é muito importante para que desconstruamos as identificações com os egos.

O SER não é o corpo, nem os pensamentos, nem os sentimentos. O SER é uma energia que transcende tudo o que os sentidos conheçam!

Para mim foi muito trabalhoso perceber-me como um silêncio profundo e fecundo, para poder olhar o meu corpo, o meu centro mental e emocional, como um vigia que observa a rua, em vários instantes de cada dia. Enquanto eu não pude desenvolver esta separação, eu era um monte de egos observando outros egos.

Os egos são energias condicionadas, nós os criamos por meio das repetições de pensamentos, sentimentos, movimentos e instintos. Os egos são defeitos psicológicos, vícios psicológicos.

A vida é cíclica e dentro dela naturalmente os acontecimentos se repetem, são recorrentes, e temos a tendência de ter as mesmas reações diante destes acontecimentos recorrentes. Destas reações repetidas surgem os hábitos psicológicos.

Todos os dias temos manhã, tarde e noite. Neste períodos acordamos, desenvolvemos algumas atividades, fazemos refeições, tomamos banho, e dormimos. 

Organizamos as nossas vidas em um calendário onde trabalhamos de segunda a sexta, normalmente. Quando estamos na sexta-feira podemos ter uma reação de alegria por ter chegado o final de semana, e podemos ter uma reação de tristeza nas segundas, por termos toda uma semana de trabalho pela frente... Estas reações psicológicas se tornam hábitos, pela repetição, e toda segunda e sexta certas circunstâncias são "gatilhos" estimulando o surgimento destas reações.

Pelas repetições criamos vários tipos de egos de raiva, de orgulho, de medo, de ciúmes, de inveja, de cobiça, de impaciência, de preguiça, de vaidade, de gula, de arrogância, de prepotência, de intolerância, de luxúria e vários outros. Estes que eu citei são os mais comuns.

Uma pessoa desenvolve um tipo de alimentação que prejudica a sua saúde. Depois de se conscientizar da necessidade de mudar, passa a fazer uma reeducação alimentar. Este processo é um trabalho de "desconstruir" hábitos e colocar um novo comportamento na vida. É um trabalho que requer muita  disciplina, continuidade de propósito, força de vontade.

Eliminar os egos e despertar a consciência é um processo de "desconstruir" atitudes mentais, emocionais e físicas, que são inconscientes, e colocar no lugar atitudes da mesma natureza, que sejam conscientes, reflexivas, intuitivas, atentas, coordenadas pela alma.

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário