sábado, 25 de maio de 2019

A consciência (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.19

O amor pousou em mim a sua mão sedenta, nada mais a fazer... Morrer apreciando a paisagem até o renascer em flor, jardim é o paraíso!

---------------------------------

Eu escrevi um livro com o título "A Consciência". Vocês podem acessar os capítulos digitando "A Consciência" na janela de pesquisa da página www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br . É um assunto muito complexo!

Neste capítulo eu vou falar resumidamente sobre a consciência.

A consciência é os olhos da alma. 

Nos tornamos conscientes do mundo por meio dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, tato e palar. Conscientes das imagens que vemos, dos sons que ouvimos, dos cheiros que sentimos, dos sabores que degustamos, das texturas que tocamos.

A consciência é uma faculdade espacial.

Lhe proponho um exercício simples para perceber a consciência se manifestando:

Peço que coloque a sua atenção na sua orelha direita, enquanto lê estas palavras; agora coloque a atenção no joelho da perna esquerda... Observa a sua consciência permanecendo com os olhos nestas palavras e ao mesmo tempo passeando pelo seu corpo.

Coloque a sua atenção, neste momento, no dedão do seu pé direito, na sua coluna, na sua fisionomia.

A consciência usa os sentidos, mas várias pessoas usam os sentidos sem estarem conscientes. Os egos também usam os sentidos. A raiva, o ciúmes, o medo, a pedofilia, o orgulho, o ego assassino, o ego ladrão, o ego da mentira, todos usam os sentidos e manipulam os nossos corpos para satisfazerem seus desejos inconscientes.

A consciência é como uma flor de infinitas pétalas, sendo que cada pétala é uma virtude. Despertar a consciência é despertar as virtudes da alma, alcançar a "Iluminação"!

Para despertar as virtudes, consciência, precisamos eliminar os egos que as mantém adormecidas. Cada ego está aprisionando uma virtude, e o conjunto dos egos estão escravizando as nossas almas.

A consciência não tem ligação com a formação intelectual. Existem ladrões, pedófilos, traficantes, pessoas egoístas, que possuem curso superior, mestrado, doutorado, que são ricas, que são famosas, etc. Uma pessoa pode ser analfabeta e ter um nível de consciência bem superior ao nível de milhões de pessoas intelectuais.

Várias personalidades chegaram ao auge do sucesso, com riqueza, fama, títulos, e por diferentes motivos entraram em depressão e se suicidaram. Podemos ter tudo, mas se não tivermos a consciência, não teremos nada!

Voltarei a escrever amanhã e vou passar para o ítem "c", a personalidade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário