sexta-feira, 24 de maio de 2019

Didática para a morte dos egos (A morte do ego e o despertar da consciência) - cap.16

Antes de seguirem lendo este capítulo e os próximos, sugiro que façam uma releitura do capítulo dois deste livro onde eu escrevi sobre a importância de uma didática na transmissão de um saber. 

Vou estabelecer um roteiro com uma sequência de informações necessárias para uma compreensão do trabalho de eliminar os egos e despertar a consciência.

a) O Ser e a vida (Alma);
b) A consciência (virtudes);
c) A personalidade;
d) Os cinco centros do organismo humano;
e) Memórias (representações mentais);
f) O ego;
g) A vontade e o desejo;
h) Engrenagens;
i) Infiltrações;
j) A origem dos egos;
k) O sentido da existência;
l) A auto-realização 
m) Disciplinas para o despertar;

m1 - Auto-observação psicológica (identificação);
m2 - Retrospectiva diária 
m2 - A morte do ego e o despertar da consciência;
m3 - A fé e as orações (Deus);
m4 - Eliminando os egos pelo verbo;
m5 - Os quatro elementos;
m6 - O carma e a libertação da alma (retorno e recorrência);
m7 - A concentração;
m8 - A meditação;

Eu não tenho tempo para fazer reflexões profundas para elaborar este roteiro que estou escrevendo agora. Nos próximos capítulos, ao escrever sobre os tópicos acima, se for preciso eu farei alguns complementos.

Os textos que escrevo são produzidos nos momentos que me coloco na frente do computador, nos dias e horários que vou escrever, aos finais de semana. Tenho que fazer o melhor que posso, com o pouco tempo que tenho, com o pouco conhecimento que tenho sobre a gramática e contornando o cansaço físico, pois nas sextas e sábados eu escrevo de noite, depois de ter trabalhado o dia todo, dando aulas, e aos domingos eu tenho que cuidar dos afazeres domésticos e dedicar um pouco de tempo para descansar meu corpo, e de noite volto para escrever.

Antes de publicar os textos que escrevo eu preciso fazer releituras reflexivas dos mesmos, fazer correções e complementos. Muitas vezes o cansaço me vence e eu publico sem ter tido condições de reparar alguns erros de português.

Publicar livros é um ato de profunda responsabilidade!

Quando eu falo com algumas pessoas, as minhas palavras podem estimular a produção de energias conscientes ou inconscientes. E eu sei que os meus atos são semeadura, e  eu terei que colher os frutos. 

Quando escrevo e publico, as minhas palavras ficam em um ambiente onde várias pessoas poderão acessar, por isto, a minha responsabilidade com as palavras se potencializa!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário