sábado, 4 de maio de 2019

A identificação (Meditação) cap.36

O som do verão vem do perfume, quando a canção brota das flores... Se o teu olhar busca a magia, o teu ouvido é beija-flor!

---------------------------------

Quando nos identificamos com os nossos pensamentos, eles carregam consigo a nossa consciência. Por exemplo, os meus egos projetam pensamentos fantasiosos sobre a minha pessoa ganhando na loteria, comprando uma casa, um carrão, etc, e neste instante eu estou dentro de um ônibus. O meu corpo está no ônibus, mas a minha consciência está sendo levada pela fantasias. Nesta condição eu não estou vendo o que se passa ao meu redor, não estou ouvindo os sons, estou longe, a minha alma está longe, adormecida.

Muitas vezes um(a) aluna(o) está olhando para a explicação de um professor, aparentemente atenta, mas pode estar identificada(o) com seus próprios pensamentos, e a consciência desta pessoa, adormecida, está sendo levada para o futuro ou passado. A pessoa está de corpo presente, com os olhos abertos, mas a alma está voando! Se perguntam algo pra esta pessoa, relacionado com o que foi dito, ela não saberá, pois não ouviu e nem viu nada.

Os seres humanos estamos cheios de egos que vivem projetando fantasias ressentidas de vinganças; fantasias luxuriosas de traição, de sedução, etc; fantasias da cobiça, etc. Os egos vivem mantendo a nossa consciência em estado de adormecimento, sendo levada constantemente para o futuro ou passado, e tendo dificuldades de estar no momento presente, consciente de si.

Os egos nos mantém identificados no elevador, no banho, no trabalho, na escola, dirigindo, comendo, etc.

Dirigindo carros, muitos motoristas vivem viajando, sonhando, em vários momentos. São vários momentos de apagão da consciência! As vezes dirigem por várias quadras em estado de inconsciência! E para que aconteçam acidentes basta poucos segundos de descuido...

Muitas pessoas dirigindo motos vivem a mesma situação; pessoas caminhando pelas ruas; pessoas em qualquer lugar, em qualquer profissão... Os egos colocam muitas vidas em risco; ferros de passar que são esquecidos ligados; panelas esquecidas no fogão, com o fogo aceso; etc. Na nossa época atual temos um novo complicador, o celular! O celular é uma fonte que potencializa o adormecimento humano e por conta dele mais acidentes ainda estão acontecendo.

Há um dito popular sobre Deus cuidar dos bêbados e das criancinhas! Bem, eu acho que todos nós, grande maioria, estamos na mesma condição de bêbados ou crianças, vulneráveis a vários acidentes, em vários momentos. Acho incrível como a nossa sociedade ainda está em pé, quando reflito sobre a nossa triste condição humana... Seres competitivos, egoístas, insensíveis aos sofrimentos humanos, capazes de absurdos por dinheiro, por poder, por sexo... Governantes corruptos, policiais traficantes, pais que violentam suas crianças, pessoas racistas, homofóbicas, misóginas, fanáticas religiosas, agressoras da natureza, etc. Em poucos minutos durante os relacionamentos, vários  egos começam a criar conflitos...  Respeitemos as exceções.

É muito importante compreendermos o processo de  identificação com os egos. Quando estamos identificados com os egos, nos esquecemos do SER que somos, estamos com a consciência adormecida.

Durante a meditação a consciência exercita a busca pela auto-consciência, deixar de ser levada pelos pensamentos, para o passado e para o futuro, seguindo rumo ao êxtase, a vivência plena da própria natureza-alma, na ausência dos egos. Para alcançar este objetivo é necessário alcançar a não identificação com os egos!

No próximo capítulo vou escrever sobre um exercício para um viver consciente.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário