domingo, 28 de abril de 2019

Uma coisa de cada vez (Meditação) cap.32

A alma que desperta a consciência se torna uma Rosa, e de si exala o perfume dos deuses, o amor! E os deuses descem do céu à terra, na forma de um beija-flor, para se alimentar deste néctar precioso... Quem desperta o amor em si, vive em comunhão com o paraíso!

---------------------------------

Uso uma disciplina simples para desenvolver a concentração, mas embora seja simples, é muito complexa!

Quando vou fazer uma refeição eu estou me educando para estar presente apenas a este ato.

Primeiro faço uma oração de agradecimento, depois me concentro na comunhão de amor entre o meu corpo e os alimentos, durante o processo da mastigação.

As refeições são meus exercícios de serenidade, de paz!

Estou me educando para nestes momentos me desligar do mundo, e só interromper esta imersão caso aconteça uma necessidade de força maior e eu tenha que atender a uma emergência.

Durante as refeições eu me educo para não ouvir música, não assistir vídeos, não ler, não realizar atividades paralelas, apenas viver a comunhão entre eu e os alimentos.

Me educo para fazer o mesmo ao beber um copo de água e ao tomar um banho.

Eu coordeno um grupo de meditação uma vez por mês, realizo uma atividade voluntária por semana em hospitais públicos, estou com outros quatro projetos sociais voluntários em andamento, tenho que administrar meu curso de música, cuidar da minha casa e das minhas filhas e filho, escrever estes livros aos finais de semana, e outras atividades. Se eu não for concentrado, se não tiver um razoável comando do meu centro mental, irei me perder em um turbilhão de pensamentos e emoções.

Necessito ser uma pessoa concentrada em vários momentos do dia, e não deixar a minha mente solta.

Buscar estes momentos de profunda concentração nas refeições é uma atividade muito relaxante pra mim!

Com esta disciplina eu tenho vários momentos direcionando o foco da minha atenção para apenas uma atividade, a refeição. A minha mente fica voando e eu sigo adestrando-a, educando-a para ficar quieta.

Com esta disciplina eu melhoro a minha concentração e me torno melhor preparado para a meditação. Assim vou avançando meu poder de mergulho na paz interior!

É um processo de reeducação, pois a vida toda eu fiz refeições assistindo filmes, conversando, ou fazendo outras atividades. Mas, se eu estiver fazendo uma refeição com alguém ao lado, me comporto de forma gentil. As pessoas normalmente comem conversando. Só faço este exercício de concentração durante as refeições quando estou comendo sozinho. 

Além da concentração eu passo a mastigar melhor os alimentos, e parando os meus pensamentos, gero em mim uma energia de tranquilidade. 

Um grandioso presente que a concentração e a meditação nos dá é nos libertar aos poucos da "ansiedade" e nos permitir um viver com leveza!

Deixo este exercício como uma sugestão de disciplina para um viver mais tranquilo, e para o desenvolvimento da concentração. Voltarei a escrever no próximo final de semana.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário