sábado, 20 de abril de 2019

Elementais (Meditação) cap.21

O sentido da Rosa é perfumar o corpo, o sentido do poeta amoroso é perfumar as almas!

---------------------------------

Na natureza temos as partículas físicas com as quais construímos, as transformando em celulares, paredes, carros, etc. São os elementos da natureza que usamos para fabricar o plástico, o ferro, o grafite, o vidro, etc.

Da natureza também temos as partículas que nos alimentam e com estes alimentos produzimos as energias dentro do nosso organismo. Produzimos a energia mental, emocional, instintiva, motriz e sexual.

Com cimento e tijolos construímos uma parede; com as partículas elementais de natureza mental construímos conceitos, imagens mentais, discursos mentais, etc. Com a nossa consciência construímos formas mentais conscientes, se a nossa consciência estiver adormecida criamos os egos e eles usam das nossas energias mentais e constroem formas mentais inconscientes.

As nossas memórias são formas vivas, se as alimentamos elas se fortalecem e permanecem, se não as alimentamos, elas morrem aos poucos. Uma advogada leva anos para criar várias memórias de leis e suas diferentes aplicações, e se tornar uma ótima profissional. Se esta advogada ficar sem advogar por um ano, suas memórias vão deixar de ser alimentadas e irão morrer aos poucos... Todos nós esquecemos de muitos saberes, memórias, que deixamos de alimentar.

Temos memórias emocionais, emoções que construímos no passado e que ficam armazenadas em nós. O ressentimento é um mecanismo gerador de emoções negativas, um ego, uma memória destrutiva que fica no nosso centro emocional. Estes egos, quando estimulados, vem à tona e voltam a "sentir" a emoção ruim do passado. Voltar a sentir, "ressentir", ressentimento. E do ressentimento nasce o desejo de vingança e toda uma engrenagem lubrificada pelo ego do "ódio".

Temos também as memórias instintivas, motrizes e sexuais, mas não vou entrar neste campo, embora seja um assunto tão rico para o autoconhecimento. Sugiro que reflitam a respeito e com certeza vão produzir muitos saberes sobre estas questões.

No próximo capítulo vou ampliar este assunto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário