domingo, 21 de abril de 2019

Reflexões sobre o auto-conhecimento (Meditação) cap.24

CONSCIÊNCIA

Cristalina gota d'água
Quando sobre a pétala
Delicada é presença
Não oculta a bela cor

A singela criatura
Inocente sobre a Rosa
Não atrai por beleza
E tampouco feia é

Pequenina é pureza
Bem além do bem e mal
Tem o brilho da essência
O encanto natural

Cristalina gota d'água
É da alma o olhar
Pousa sobre o corpo-terra
Embeleza o Ser em Flor!

---------------------------------

Uma cozinheira que exercita suas habilidades com frequência, com satisfação, reflexivamente, tem a oportunidade de se aprimorar na sua arte. Mesmo se aprimorando é necessário que mantenha as suas bases, os conhecimentos que são os princípios fundamentais da culinária. Toda profissão é assim, um saber, um conjunto de memórias que a consciência manipula para desenvolver as suas habilidades e contribuir com um mundo melhor.

Einstein fez as suas descobertas baseado em descobertas anteriores a ele. Alguns cientistas foram até um ponto, outros foram deste ponto além. Einsten pegou o bastão da ciência, a partir de um ponto, e o levou além, e agora outros cientistas estão buscando ir mais além ainda. Em um saber temos a colaboração de vários SERES.

Um conjunto de SERES inventaram a roda, outros inventaram a carroça, outros inventaram o carro, o trem, o navio, o avião, o foguete, etc. Os saberes vão dando base ao desenvolvimento de outros saberes.

Os saberes conscientes são ferramentas que a consciência cria pra poder se movimentar.
Uma pessoa pode nadar sobre as águas do mar, se ela tiver uma prancha consegue ir mais longe, se ela tiver uma canoa vai mais longe ainda, se tiver um barco à vela tem um maior alcance, se tiver uma lancha, ou um navio, ou um submarino, etc. As ferramentas permitem que o SER se desenvolva com mais amplitude dentro da sua área de ação. Quão melhores sejam as ferramentas, mais eficiente o desenvolvimento do SER! Se as ferramentas forem ruins, o SER pode andar pra trás ou ir para um buraco.

Os seres humanos chegamos a um nível muito interessante de desenvolvimento nas áreas da medicina, informática, robótica e tantas outras. Mas, em se tratando da consciência, os seres humanos estamos em um nível primitivo... Parece que não caminhamos nada! Ainda temos racismo, homofobia, intolerância religiosa, etc. Ainda estamos presos nos egos da vaidade, orgulho, impaciência, etc. Muitos animais parecem estar melhores que nós, seres humanos!

Em se tratando do despertar da consciência, se as ferramentas, saberes, disciplinas, forem eficientes, o SER poderá se desenvolver com mais objetividade, obter melhores resultados em menor espaço de tempo, gastando menos energia. Organização, produtividade com eficiência, gastando menos energia!

Em se tratando do auto-conhecimento não é diferente. No meu caso eu desenvolvo um conjunto de princípios que no todo forma um saber, são as minhas ferramentas para que eu me desenvolva na caminhada pelo despertar da consciência.


Parte deste saber é formada por várias informações que acessei de vários autores, de várias experiências de vida, e por meio de reflexões com várias pessoas. Outra parte deste saber é formada por energias que brotam da minha alma, intuitivamente, são as minhas descobertas.

Se você, leitor(a) tem vontade de se desenvolver com seriedade dentro da ciência do auto-conhecimento, sugiro que tenha seu material de anotações, que faça seus resumos, que estabeleça suas diretrizes, suas disciplinas principais e se dedique para se desenvolver com elas. Sugiro que se torne uma pessoa investigativa, estudiosa, criteriosa.

No próximo capítulo vou ampliar a questão das disciplinas.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ullisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário