sábado, 6 de abril de 2019

Sensações do relaxamento (Meditação) cap.12

Alento da Alma

O pulmão da consciência é a alma, e o ar que a mantém viva é a reflexão.
A consciência refletindo é a expressão de uma alma respirando; ao exalar, perfuma o ar com a brisa da compreensão!

---------------------------------

Quando o nosso corpo está bem relaxado nos desligamos do quarto, nos desligamos dos ruídos da noite, nos desligamos da respiração... Ficamos centrados onde estiver a nossa consciência, pode ser um mantra, uma frase enigmática, ou outra ferramenta de concentração.

Nos desligamos do passado e do futuro, e ficamos apenas no momento presente, buscando silenciar todos os níveis da mente...

Neste estado, se nos identificamos com algum pensamento, este pensamento nos leva para o passado ou futuro, nos prende em uma preocupação, ou em uma fantasia, ou em outra energia. Ao sermos levados pelos pensamentos, esquecemos que estamos deitados fazendo uma meditação, ficamos identificados com os egos, viajamos...

Muitas vezes uma pessoa está com os olhos abertos prestando atenção a um professor, mas a sua consciência está longe. Neste momento, apesar dos olhos abertos, não está vendo o que acontece, não está ouvindo o que o professor está falando, só o corpo está presente, a alma está ausente, foi levada pelas fantasias dos egos.

No dia a dia, desde criança, eu fiquei por anos vivendo desta forma, com a mente solta, pulando de pensamento em pensamento, como macaco pulando de galho em galho. Aos vinte e um anos comecei a aprender uma forma diferente de viver, fui aprender o que é o ego, o que é ser consciente. Então comecei uma jornada para desconstruir um condicionamento de anos!

A Meditação é parte de todo um processo, um trabalho de reeducação do viver, para passar a viver de forma consciente.

Depois de tantos anos eu sigo desconstruindo o sentido de ofender as pessoas, verbalmente e mentalmente; o sentido de criar preocupações; o sentido de viver criando fantasias, etc. São anos fazendo um trabalho cuidadoso para a minha mente ir se tornando passiva e a minha consciência ativa. Para a minha mente começar a ter momentos de quietude e a minha consciência passar a ter momentos  continuados de atenção plena ao momento presente.

A meditação é um trabalho sobre uma vida.

Durante o dia o preparo para a meditação é um aprendizado para respeitar as opiniões das pessoas, respeitar as diferenças, respeitar o livre arbítrio, um aprendizado de gentileza, um aprendizado de cooperação, um aprendizado de fraternidade, um aprendizado de ser paciente, tolerante, compreensivo, reflexivo,  concentrado e atencioso em todos os momentos do dia, etc. Enquanto este processo vai se desenvolvendo no dia a dia, durante as noites a consciência vai se tornando cada vez mais preparada para alcançar níveis mais e mais profundos de quietude, de percepção da sua natureza divina, degustando a paz interior, degustando a aproximação do êxtase!

Alcançar a meditação é garimpar o ouro do espírito nas entranhas de montanhas de egos-barro!

No próximo capítulo vou escrever sobre uma frase que eu uso para a meditação.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário