domingo, 14 de abril de 2019

Os conceitos (Meditação) cap.19

O SER que sou é pássaro. Minhas asas, coração, pulsam no meu peito, levando-me, amor, pra voar no céu da consciência!

---------------------------------

Tocamos o mundo por meio da visão, por meio dos sons, por meio dos cheiros, por meio das texturas, por meio dos sabores. Tocamos o mundo pelos nossos cinco sentidos. Depois de termos tocado o mundo nós o interpretamos, usando da nossa consciência ou inconsciência.

Para interpretar o mundo a nossa alma/SER usa de memórias de experiências anteriores, referências, parâmetros, para poder refletir e buscar compreender a vida. Destas experiências temos, além das lembranças mentais, emocionais ou físicas, os conceitos que formamos sobre estas experiências.

Os nossos conceitos são como o grau do "óculos" para entendermos o mundo exterior. Os conceitos formados pela consciência são lentes que permitem uma visão nítida da realidade; os conceitos formados por nossa inconsciência, egos, são lentes sujas, nos trazendo imagens distorcidas da realidade.

Uma pessoa homofóbica tem óculos com lentes sujas para certas realidades, as imagens que vê destas realidades são distorcidas. Por conta desta forma de ver o mundo a pessoa homofóbica desrespeita o modo de viver de outras pessoas e em alguns casos as agridem. O óculos que distorce a realidade tem lentes desfocadas, estas lentes são os egos. O orgulho, o medo, o ciúmes, a raiva, o racismo, a intolerância religiosa, a arrogância, etc, etc, etc.

Uma pessoa que não seja homofóbica, tem óculos com lentes limpas, neste sentido. Esta pessoa olha para o mundo e vê um mundo de forma respeitosa. O óculos que nos permite ver a realidade como ela é, tem o grau ajustado de acordo a imagem real dos fenômenos. A lente deste óculos chama-se "consciência".

Este capítulo é um preparo para a reflexão sobre a fé e a crença. No próximo eu vou escrever especificamente sobre estas energias.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário