sábado, 6 de abril de 2019

Ferramentas pra a concentração (Meditação) cap.11

RECICLAGEM INTERIOR

Por favor, recicle o seu lixo interior para que ele não contamine o nosso mundo. Use o fogo da compreensão e transforme o ego em amor! Salve a sua e proteja a nossa natureza.

---------------------------------

Soube de um monge que meditou usando a vogal "u". Ele pronunciava o som desta vogal, mentalmente, e se concentrava nesta vogal. E foi registrado que depois de muito tempo praticando, talvez anos, ele conseguiu chegar ao êxtase, ou seja, silenciou todos os níveis da mente, e desprendeu sua consciência, do corpo, das emoções e dos pensamentos.

Eu tentei praticar com esta vogal, e ao mentalizar a vogal, instintivamente o meu corpo repetia o processo de fazer intervalos para respirar entre uma pronuncia e outra. Eu não precisava respirar, pois a pronuncia era mental e não verbal, mas, meu corpo tem um forte condicionamento neste sentido e ao fazer os intervalos mentalmente, também fazia intervalos com a respiração física, a minha concentração se tornava mais difícil.

Talvez algumas pessoas tenham mais facilidade do que eu para praticar com mantras.

Ao me concentrar no meu coração eu também percebi que a minha atenção ficava presa no meu corpo, no batimento cardíaco. Algumas pessoas também podem se sentir bem ao se concentrar no coração para buscar uma meditação.

Se usamos um mantra e conseguimos uma profunda concentração nele, para finalizar o processo, tiramos também a atenção do mantra e neste momento nos desconectamos da mente. O mantra é uma energia mental, usada para silenciar todos os demais pensamentos. Quando o silêncio for pleno, precisamos também de nos afastar do próprio mantra.

Se usarmos a concentração no coração para silenciar a mente, o centro emocional e o corpo, ao chegarmos na concentração plena, teremos que tirar o foco do coração também, para nos desligarmos do corpo.

O instrumento usado para a concentração é uma ferramenta, e depois esta ferramenta também precisa ser retirada, pra que a consciência se desprenda totalmente dos veículos.

Cada pessoa tem uma natureza em condições diferentes, um exercício que me sirva, talvez não funcione com outra pessoa. Para descobrirmos precisamos exercitar com as referências que temos.

No próximo capítulo vou escrever sobre a sensação do relaxamento.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário