domingo, 21 de abril de 2019

A indisciplina (Meditação) cap.26

Não és "meu" amor,  pois o amor não se possui.
És o amor, e por "SER", és livre!

--------------------------------- 

Algumas pessoas podem ter aversão a "disciplinas" por acreditarem que as disciplinas aprisionam. Mas, a realidade é o contrário disto. A indisciplina aprisiona e a disciplina liberta!

Uma pessoa sem disciplina não tem regras e a ausência de regras se torna um ambiente fértil para o desenvolvimento de hábitos, defeitos psicológicos, egos. Os egos são o inverso da disciplina, é como se fossem disciplinas inconscientes, mas ao invés do nome disciplina é melhor usar o nome hábitos, manias.

Uma pessoa come e não lava sua louça, isto se torna um hábito, uma regra inconsciente. A pessoa não percebe mas esta energia passa a controlá-la, a aprisiona. E este ego começa a se expandir. A pessoa começa a comer na sala e deixar o prato na estante, começa a acordar e deixar a cama desarrumada, começa a abrir as gavetas dos armários e a deixá-las abertas, passa a deixar as roupas sujas dentro do banheiro, sapatos pela casa, etc. E todas estas ações se tornam habituais, são o inverso da disciplina, geram desarmonias no ambiente, atrapalham a vida da pessoa.

Uma pessoa indisciplinada não sabe onde estão suas coisas e frequentemente as perde ou tem que gastar energia procurando. As indisciplinas alimentam os egos da preguiça, enfraquecem o poder da "vontade consciente", e fortalecem os "desejos" dos egos. Desejo de não fazer, desejo de se manter na zona de conforto, dificuldades de fazer esforços para alcançar objetivos.

A disciplina é muito simples, organização, ordem, harmonia.

A organização nos permite realizar mais, em menor espaço de tempo, com eficiência. Produtividade, objetividade, economia, liberdade.

Um lugar pra cada coisa, cada coisa em seu lugar!
Uma pessoa organizada sempre define um lugar pra cada coisa e quando delas precisa não gasta energia pra lembrar onde as colocou. É tão simples! Chaves no chaveiro, sapato na sapateira, roupa suja no cesto de roupas sujas, etc. Se não temos um lugar apropriado para certos objetos, podemos definir um.

A consciência é quem controla as disciplinas, no caso da indisciplina são os hábitos que controlam a pessoa.

Uma pessoa disciplinada é livre de hábitos, tem uma vida mais tranquila, mais leve. Gasta menos energia da memória, não precisa perder tempo procurando as coisas. Gera harmonia no seu ambiente, não deixa rastros de sujeira e desorganização pelo caminho, não deixa motivos para discórdias, não desrespeita as pessoas ao redor, etc.

Disciplina é liberdade! A disciplina é a expressão natural da consciência. Se há consciência, há disciplina.

Uma pessoa disciplinada consegue liberar tempo para brincar, para se divertir, para meditar, para relaxar. Uma pessoa indisciplinada tem dificuldades de cumprir suas tarefas, sempre deixa pra depois, é dominada pela preguiça.

Para praticar a meditação precisamos da força da "vontade", e a força da vontade a desenvolvemos com as disciplinas.

Meditar é buscar o despertar da consciência, consciência que é luz, que é harmonia, que é a expressão do amor. Como despertar a consciência levando uma vida indisciplinada? Desorganizada?

Para quem tenha vontade de praticar a meditação e despertar a consciência vejo como importante que aos poucos, gradativamente, busque colocar disciplina em sua vida.

No próximo capítulo vou escrever mais um pouco sobre uma estratégia de meditação.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ullisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário