sexta-feira, 5 de abril de 2019

Relaxamento (Meditação) cap.09

EQUILÍBRIO

Pedalando, movimento o corpo sobre as rodas que deslizam sobre a terra...
O vento me abraça, deslizando sobre a pele, o Sol me acaricia, deslizando desde o céu!

Meditando, movimento a alma sobre a consciência, a deslizo sobre a luz! 

---------------------------------


Para praticar a meditação vou seguir os passos que aprendi em uma escola de autoconhecimento.

1 - Relaxamento
2 - Concentração
3 - Meditação

Estando em um local adequado, em um momento adequado, primeiramente faço um relaxamento.

Para relaxar eu coloco o meu corpo na posição o mais cômoda possível.

Seria muito bom pra mim se eu pudesse deitar meu corpo com o rosto voltado para o teto, as mãos ao longo do corpo e os pés esticados, mas não posso. Quando me deito nesta posição, quando meu corpo entra em um processo de sonolência, as vezes eu fico sem ar. Tenho que fazer exames para descobrir a causa, talvez seja por uma condição da minha mandíbula. Enquanto eu não resolva este problema, no meu caso, uso a posição deitado de lado. Um travesseiro entre as pernas e outro apoiando a cabeça.

A postura depende de cada pessoa, como se sinta mais à vontade.

Uma forma muito simples de relaxar é colocar a "atenção" em cada parte do corpo. Vocês podem usar a energia da atenção como uma energia calmante, e realmente é!

Sugiro que enquanto leia, faça a experiencia de ir colocando a atenção em cada parte do corpo citada. Será uma forma de ter uma pequena sensação da energia da "atenção" se movimentando pelo corpo.

Colocar a atenção nos pés, levemente; subir para os tornozelos; subir levemente a atenção pelas pernas, até os joelhos; subir a atenção pelas coxas, envolvendo os ossos, vasos sanguíneos, músculos; observar com a imaginação o corpo da cintura abaixo, envolvido pelo relaxamento. Subir a atenção pela coluna, suavemente; espalhar a energia da atenção pelas costas; colocar a energia da atenção sobre a região da barriga, envolvendo os órgãos desta região; subir com a atenção pelos pulmões, o coração e a musculatura da região peitoral. Subir com a energia da atenção sobre os ombros, afrouxando, relaxando; descer a energia da atenção pelos braços, ante-braços, mãos; subir a energia da atenção pelo pescoço, lábios, arcada dentária, nariz, olhos, rosto, cabelos, cérebro, todo o crânio.

Com muitos exercícios o nosso corpo vai se educando para os momentos de relaxamento.

No próximo capítulo vou seguir com o próximo passo na prática da meditação.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário