domingo, 7 de abril de 2019

Recapitulando (Meditação) cap.15

Passos para a Meditação

* Ambiente apropriado/momento apropriado - de noite, ao ir dormir, no próprio quarto, é o mais indicado;

* Harmonia do local (limpeza do local e limpeza pessoal, organização, estética);

* Oração (para as pessoas que confiam na existência de uma força superior, fazer uma oração antes da Meditação, pedindo auxílio, força, para conseguir realizar uma boa prática);

* Relaxamento do corpo - duas sugestões:

1) Relaxar colocando a energia da atenção consciente, por meio da imaginação, sobre cada parte do corpo, desde os pés até a cabeça, lentamente, suavemente.

2 ) Relaxar usando da imaginação consciente, produzindo a energia imaginária da luz azul e levando-a para cada parte do corpo, desde os pés até a cabeça.

Após o relaxamento é importante que surja a sonolência do corpo. Havendo o sono junto com a concentração, a consciência tem mais facilidade de se desprender do corpo e melhores condições para aquietar o centro emocional e silenciar a mente. Se houver o sono e não houver uma concentração, a pessoa vai dormir e perder a prática de meditação. 

* Concentração - Sugestão de técnicas:

1) Frase sem resposta, para silenciar a mente - "Se tudo se reduz a unidade, a que se reduz a unidade?" Ao se perder a concentração, voltar a repetir mentalmente a pergunta e buscar a resposta. Como não há resposta a tendência da mente é silenciar.

2) Concentração no Mantra "U", prolongando a pronúncia mental da vogal. "Uuuuuuuuuu", como se fosse o som do vento. Qualquer pensamento que surgir, interrompê-lo e seguir se concentrando na volgal. A vogal é a referência para silenciar a mente, uma disciplina para manter a mente em um ponto, em um foco, seguindo no rumo do silêncio total da mente.

3) Concentração no Mantra: "Gate, gate, paragate, parasamgate, Bodhi, swaha" - 

Significado - Foi, foi (Gate Gate), foi além (Paragate), foi completamente para a outra margem (Parasamgate), chegou à iluminação, que maravilha (Boddhi), que assim seja, que se manifeste (Swaha). Seguir proncunciando o mantra ininterruptamente. Se surgir qualquer pensamento ou emoção, interrompe-los e seguir se concentrando no mantra, buscando o silêncio total da mente.

4) Pronunciar a frase geradora da energia da vontade conduzindo a consciência para o silêncio interior, êxtase:

"O SER que sou não é este corpo, não é os pensamentos, não é as emoções. Abro a porta do silêncio e mergulho em minha alma!"

Após a pronúncia se concentrar no estado de atenção plena, sentir a pura expressão da consciência, ausente dos pensamentos, emoções e do corpo. Surgindo algum pensamento, interrompê-lo e seguir se concentrando na percepção do silêncio do SER, buscando a quietude total da mente.

Cada pessoa escolhe a técnica com a qual se sinta melhor. É prudente experimentar todas para poder avaliar.

---------------------------------

Meditar é desprender a consciência, do corpo, das emoções e dos pensamentos.

Todos os dias, ao irmos dormir, podemos nos deitar fazendo uma prática de meditação. Um atleta dos esportes se faz com muito treinamento, um atleta da meditação também se faz com muitos exercícios! Tudo tem seu preço.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário