sexta-feira, 26 de abril de 2019

Psicologia Reversa (Meditação) cap.28

EQUILÍBRIO

Consciência é equilíbrio e o equilíbrio reflete o controle de si. O auto-controle é fruto da vontade consciente e a vontade consciente se desdobra em disciplina. A disciplina é ordem e a ordem só se estabelece havendo a reflexão.

Refletir é usar a matéria para se fazer consciente da alma, intuitivamente.

Despertar é ser consciente da própria consciência, despertar os sentidos do Ser para sentir o perfume do divino em si!

---------------------------------

O nosso organismo tem vários mecanismos instintivos de defesa. 

Quando um cisco está na direção dos nossos olhos, as nossas pálpebras se fecham para protegerem os nossos olhos; a febre é um sistema de defesa do organismo; quando fazemos exercícios físicos com peso (musculação) o corpo reage aos esforços produzindo músculos; quando tocamos violão a nossa pele, na ponta dos dedos, cria uma camada mais resistente para suportar as constantes pressões do dedo sobre as cordas; quando um vírus invade o nosso organismo os nossos anticorpos lutam em defesa da nossa vida, etc.

Compreendo que temos uma tendência de criar mecanismos de defesa psicológicos, semelhantes aos nossos mecanismos de defesa instintivos. Mas os mecanismos de defesa psicológicos, inconscientes, são doentios!

Por orgulho muitas vezes nos fechamos para orientações sensatas; por ciúmes, criamos fantasias sobre estarmos sendo traídos e agredimos a pessoa que deveríamos amar; pela cobiça, ao desejarmos uma promoção, prejudicamos uma pessoa para que ela saia do nosso caminho, etc. O ego cria proteção para seus interesses, prejudicando outros seres...

Quando recebemos informações que consideramos valiosas, podemos ter o "desejo" de  que outras pessoas aceitem o que pra nós é verdadeiro, e por vezes nos tornamos fanáticos! Falamos o tempo todo sobre o que "acreditamos" ser uma verdade. E nos tornando pessoas "chatas", e ao invés de levarmos uma mensagem que talvez seja boa para as outras pessoas, fazemos com que as outras pessoas se voltem contra o que estamos falando, por estarem aborrecidas com as nossas atitudes inconvenientes!

Todos temos muitos egos, e vejo como comum termos vários mecanismos de defesa, competitivos, fazendo com que tenhamos o vício de ficar competindo para estar com a razão a maior parte do tempo, nas relações. E quando uma pessoa vem me dar uma lição de moral eu acabo gerando a "psicologia reversa", criando uma antipatia com o que ela fala, fazendo exatamente o contrário do que ela fala. Atuo em defesa do meu orgulho! Mesmo que esta pessoa tenha razão.

Neste livro e em outros eu dou muitas "sugestões" de disciplinas, e elas até podem ser boas para ajudar muitas pessoas, mas dependendo da forma como essas disciplinas sejam transmitidas, ao invés das pessoas as receberem de coração aberto, poderão criar aversão por elas.

Se uma pessoa com a qual eu tenha algum problema de relacionamento vem me passar alguma informação valiosa, meus egos terão a tendência de se voltar contra esta informação. Quando uma pessoa tenha inveja de mim, os egos dela criam uma psicologia reversa para com o que eu escrevo, e se voltam contra.

Quando tenho algo de valioso para transmitir para minhas filhas e filhos, eu preciso ser atento para fazer isto em um momento onde nossos corações estejam amorosamente em sintonia. 

Se algumas pessoas não simpatizam comigo, eu sou a pessoa menos indicada para transmitir qualquer informação valiosa para elas, pois certamente se voltarão contra. 

Dependendo da forma como algumas pessoas falem dos meus livros, para outras pessoas, ao invés de aproximarem estas pessoas da leitura, poderão fazer com que estas pessoas criem uma antipatia por mim e por meus textos, sem sequer me conhecerem, sem sequer terem lido meus livros.

Eu já dei muitos foras, inocentemente, com a "intenção" de ajudar outras pessoas, e acabei distanciando estas pessoas, por meio da "psicologia reversa", as distanciei de informações que talvez poderiam tê-las ajudado.

As vezes é melhor fazermos silêncio e darmos exemplos, do que falarmos e afastarmos as pessoas de boas informações. As vezes é melhor que as pessoas cheguem até certos conhecimentos por meio de outras pessoas, e não de nós, para que recebam estes conhecimentos de forma serena.

Sugiro muitas reflexões sobre este capítulo. 

Hoje eu comecei a escrever um pouco tarde, só pude escrever um capítulo. As escritas que componho são processos reflexivos que exigem das minhas energias, pois preciso ser muito atencioso com as palavras, por ter uma grande responsabilidade nestas palavras que são lançadas no mundo. Depois que as minhas palavras se vão eu me torno responsável por elas, e tenho fé de que vou colher os frutos. Se eu semear veneno, vou me envenenar! Por isto preciso ser muito consciente do que escrevo.
Cada capítulo que escrevo é um trabalho de acessar a natureza, de estar receptivo intuitivamente, de dedicar um bom tempo compondo, revendo, relendo, reconstruindo, remodelando... Leva tempo...

Amanhã voltarei a escrever e publicar e complementarei este assunto.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário