domingo, 28 de abril de 2019

A concentração (Meditação) cap.30

Cada letra possui em si uma magia, combiná-las é uma alquimia, modelando palavras e frases. Um SER escultor de ensinamentos, modela com as palavras e com elas esculpe flores, fazendo que exalem o perfume do saber que encanta as almas!

Quando a nossa consciência dorme, os egos modelam as palavras que saem da nossa boca... E as transformam em espinhos, e com eles machucam os SERES...

---------------------------------

Meditar é desprender a consciência, do corpo, dos sentimentos e dos pensamentos. Abrir uma janela no silêncio e mergulhar esta consciência no oceano-alma do próprio SER! Mergulho na paz!

Para meditar temos que fazer um relaxamento e com ele vamos nos desligando do corpo. Depois usamos de algumas técnicas para nos desprendermos dos sentimentos e pensamentos. Já falei destas técnicas nos capítulos anteriores deste livro.

Em todo o processo da meditação precisamos da "concentração".

Concentração, concentrar a atenção em um único ponto!

A concentração é um grande poder que precisamos desenvolver. Uma pessoa concentrada tem melhores resultados em tudo que faça, seja no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, em suas orações, etc.

Durante as atividades do dia a dia temos todos os instantes para praticar a concentração. O ponto principal da concentração é a mente. A falta de controle sobre os pensamentos nos faz ser pessoas sem concentração, pessoas que os pensamentos vivem carregando para o passado ou futuro. Estes pensamentos são os egos.

Vamos aumentando o nosso nível de concentração à medida que vamos eliminando os nossos egos e despertando a nossa consciência.

Temos um determinado nível de consciência e podemos desenvolver a concentração dentro deste limite. Aumentamos o nosso nível de consciência e também aumentamos o alcance da nossa concentração. Maior consciência, maior a concentração que podemos desenvolver.

Uma pessoa que é aprendiz na culinária, terá que ser paciente e se desenvolver nesta área; o mesmo acontecerá se for aprendiz como mecânica, ou aprendiz na engenharia, medicina, etc. Uma pessoa que é aprendiz na arte do despertar da consciência também precisa ter paciência e ir aos poucos se desenvolvendo nesta área. E neste percurso tem que aprender a meditação e tudo o que se relaciona com ela. A concentração é uma faculdade fundamental para todo o despertar da consciência, inclusive para a meditação.

No próximo capítulo vou dar sugestões de exercícios para o desenvolvimento da concentração.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário